Você está em: Página inicial | Hospital | Serviços | Centro de Cardiologia e Radiologia Intervencionista
Cabecalho | Hospital Santa Lucinda | Cardiologia e Radiologia

Centro de Cardiologia e Radiologia Intervencionista

O Centro de Cardiologia e Radiologia Intervencionista do Hospital Santa Lucinda atua desde setembro de 2011. Ele oferece o que há de mais sofisticado e moderno para procedimentos de diagnóstico e tratamento de doenças do coração e dos vasos, unindo tecnologia, qualificação profissional e humanização. Conta, ainda, com uma Unidade de Terapia Intensiva, que fica de retaguarda para possíveis necessidades.

À frente do setor está uma equipe altamente qualificada de médicos, enfermeiros e serviços assistenciais, que visam à atenção à saúde dentro dos princípios da interdisciplinaridade e da humanização.

É atendida toda a região do DRS 16 (48 municípios) de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como convênios e planos particulares, com monitoramento 24 horas. Mesmo os casos urgentes podem ser atendidos com presteza – como ocorre em infarto agudo do miocárdio –, utilizando recursos científicos e técnicos e materiais específicos à assistência continuada a pacientes críticos, semicríticos e não-críticos. Isso assegura a qualidade dos procedimentos e a segurança aos pacientes.

Cateteres são colocados no sistema cardiovascular do indivíduo, por meio de acessos venosos ou arteriais, para a realização de cateterismo cardíaco; desobstrução das artérias coronárias por meio de angioplastia e implante de stents, que reestabelecem o fluxo de sangue pelos vasos sanguíneos entupidos (geralmente, por placas de gordura chamadas ateroma). Sempre atua-se em conformidade com o preconizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Uma área de ponta é a eletrofisiologia, inserida na cardiologia intervencionista. Ela é capaz de diagnosticar e tratar arritmias complexas, quando não são controladas com medicamentos.

Outros procedimentos incluem avaliação de vasos de quaisquer territórios arteriais, desde análise de vasos periféricos (dos membros inferiores) até vasos cerebrais.

Lista dos procedimentos realizados:

• Cateterismo cardíaco
  • Angiografias
  • Angioplastia coronariana
  • Angioplastia periférica
  • Flebografia
  • Embolização
  • Implante de marca-passo
  • Implante de endo-prótese vascular

Recomendações gerais para a realização dos procedimentos:

• Trazer documentos: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço;
  • Apresentar-se com 1 acompanhante;
  • Trazer chinelo e vestimenta confortável de fácil colocação. Caso seja necessária a pernoite, trazer materiais de uso pessoal;
  • Retirar adornos e brincos;
  • Fazer jejum de 6 a 8 horas, inclusive de água;
  • Trazer exames anteriores, carteirinha de marca-passo (caso faça uso) e relatório de cirurgia cardíaca (caso já tenha realizado);
  • Trazer exames de coagulograma e creatinina, obrigatoriamente;
  • Consultar, com o médico que solicitou o exame, sobre as MEDICAÇÕES em uso para possível suspensão. Procurar a equipe da Hemodinâmica em caso de dúvidas;
  • Em caso de uso anterior de contraste apresentando algum tipo de alergia, entre em contato com o médico que solicitou o exame ou com o Setor de Hemodinâmica para receber as orientações necessárias;
  • O paciente deverá permanecer em observação no hospital por 4 horas após o procedimento e deverá ir embora de carro ou solicitar ambulância, em casos de cateterismo e angiografia;
  • Se o paciente precisar de atestado médico e o acompanhante precisar de uma declaração, solicitar à Enfermeira do setor ao chegar à Unidade de Hemodinâmica.

Resultado: Habitualmente, é liberado no dia do exame.

IMPORTANTE: O procedimento será realizado de acordo com critérios médicos e o quadro clínico do paciente.

Hospital Santa Lucinda | Cardiologia e Radiologia