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Orientações para pacientes e acompanhantes

Normas e informações para os pacientes e acompanhantes

Este manual tem o objetivo de fornecer informações importantes para uma internação segura e confortável.

Solicitamos a colaboração no cumprimento das normas descritas abaixo, e colocamos-nos a sua disposição.

 

1. IDENTIFICAÇÃO

Para a circulação nas dependências do hospital, o paciente deve estar com a pulseira de identificação e os familiares e visitantes com a etiqueta de identificação.

 

2. PERTENCES

Os valores e pertences de pacientes internados deverão ser recolhidos pelo seu responsável no ato da internação.

Não nos responsabilizamos por perdas, danos ou extravios de quaisquer objetos, inclusive jóias, dinheiro, cartões de crédito, celulares e pertences em geral.

 

3. ACOMODAÇÕES

  • Garantimos as acomodações de acordo com o convênio;
  • A opção por acomodação superior implicará na necessidade do pagamento da diferença de acomodação. Quando couber, os honorários médicos serão objeto de acerto entre o médico e o paciente;
  • Na opção de mudança de acomodação sem que o mesmo apresente qualquer avaria, será cobrada uma taxa adicional;
  • Sempre que o paciente necessitar de transferência para UTI, o leito por ele ocupado deverá ser liberado. Ao receber alta da UTI, o paciente terá à disposição um novo leito.
  • Oficializada a alta hospitalar, será permitida a permanência máxima de 1 hora, excedendo, será cobrado diária adicional.
  • Acomodação SUS: seguem as regras preconizadas pelo Ministério da Saúde.

 

4. HOTELARIA

  • Não fornecemos toalhas de banho/rosto ao acompanhante;
  • Todos os mobiliários, telefone, controle remoto, televisor e demais itens do quarto são de responsabilidade do paciente. Qualquer avaria destes deverá ser ressarcida pelo mesmo;
  • Celebração de Missa: todas às quintas-feiras às 15h00 – Capela localizada no 3º andar.

 

5. SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR 

VOCÊ PODE COLABORAR!!

  • Antes de entrar no quarto, lave as mãos;
  • Os visitantes e acompanhantes não devem deitar, sentar ou colocar pertences no leito do paciente;
  • Não é permitido fumar dentro do hospital e dependências;
  • Não é permitido trazer flores;
  • No caso de isolamento, as visitas são restritas. Dirija-se ao posto de enfermagem para receber orientações.

 

6. MOBILIZAÇÃO

Para a locomoção e mobilização do paciente, chame sempre a equipe de enfermagem.

 

7. EQUIPAMENTOS MÉDICO HOSPITALARES

  • Para qualquer dúvida em relação a equipamentos e alarmes, esclarecer com a enfermagem ou o médico assistente;
  • Para segurança do paciente, não manipule os equipamentos.

 

8. ALIMENTAÇÃO

  • A alimentação do paciente é de responsabilidade do Serviço de Nutrição e Dietética (SND);
  • Não é permitida a entrada de alimentos no hospital. Casos especiais deverão ser autorizados pela nutricionista do hospital;
  • Não estão inclusas as refeições extras, eventualmente solicitadas pelo paciente;
  • As despesas de alimentação dos acompanhantes não estão disponíveis na diária hospitalar, salvo os casos em que o convênio do paciente ofereça a cobertura das refeições para os acompanhantes. Nesses casos, o acompanhante deverá dirigir-se ao “caixa” nos seguintes horários:
    • Segunda a sexta: das 07h00 às 18h00
    • Sábado: das 07h00 às 12h00
    • Demais horários, utilizar a recepção de convênios;
    • Todos os pedidos devem ser solicitados através do ramal da copa 9976

 

9. COMUNICAÇÃO

  • As ligações são realizadas pela telefonista através dos ramais: 2 ou 9900;
  • Para acessar a Rede Wi-Fi, solicitar senha para a recepção pelo ramal 9840;
  • É permitido o uso de celular no quarto, desde que não incomode o outro paciente, no caso de quarto compartilhado (enfermaria).
  • Mantenha-o no modo silencioso;
  • Não é permitido o uso de celulares nas UTI’s.

 

10. VISITAS

Para proporcionar aos clientes a máxima comodidade, nosso horário de visitas estende-se das 13h às 21h, exceto quando há proibição médica.

  • Informações por telefone seguem os horários de visitas;
  • Visite somente o seu familiar e evite a circulação nos corredores;
  • Permitimos visitas religiosas, desde que com credenciais específicas para o desempenho de suas funções e identificados pela recepção;
  • Dispomos do serviço de cartório para registros de nascimento de segunda a sexta das 12:30h às 13:30h

 

11. ACOMPANHANTES

Seu carinho, apoio, seu olhar, suas palavras são muito importantes. Usufrua deste momento para estar próximo do seu familiar.

  • Após as 21h, com o objetivo de assegurar ao paciente uma noite repousante, solicitamos que apenas um acompanhante permaneça nos apartamentos individuais.
  • Pacientes internados em quarto compartilhado, com idade inferior a 18 anos e superior a 60 anos têm direito a acompanhante. Por gentileza solicitar à  Assistente Social ou Enfermeira de plantão.
  • As trocas de acompanhantes são realizadas na recepção às 8h e 20h;
  • Preferencialmente o acompanhante deve ser do mesmo sexo que o paciente, evitando dessa forma constrangimentos a outro paciente do quarto.
  • O acompanhante deve permanecer no quarto, cuidando somente de seu familiar.

 

12. EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Médico: Passa visita diariamente, informa o estado de saúde do paciente, diagnóstico e resultado de exames.

Serviço de Enfermagem: é composto pela gerente de enfermagem, coordenadoras de áreas, enfermeiros assistenciais, técnicos e auxiliares de enfermagem. Tem por finalidade desenvolver com segurança e qualidade as atividades de assistência ao paciente, de forma humanizada, valorizando o ser humano na sua integralidade e respeitando os princípios éticos que regem esta profissão.

Serviço Social - Tem por finalidade atender clientes, familiares e acompanhantes, seguindo uma linha sócio educativa de cunho humanizador, incentivando-os a participar do processo de recuperação da saúde, garantindo os seus direitos e resolutividade das situações sociais que interferem no processo saúde-doença, através dos recursos institucionais e comunitários.

Serviço de Fisioterapia - A fisioterapia hospitalar tem como objetivo reduzir os efeitos da imobilidade no leito, tais como: infecções respiratórias, dependência de respiração artificial, distúrbios circulatórios e perda de força muscular. Para isso, o tratamento fisioterapêutico utiliza técnicas manuais e exercícios específicos que tratam e previnem complicações respiratórias e motoras, promovendo funcionalidade e qualidade de vida aos pacientes.

Serviço de Nutrição e Dietética (SND) - Avalia o paciente periodicamente, adequando a dieta de acordo com suas necessidades, considerando orientação médica e a patologia.

Serviço de Fonoaudiologia – Avalia e auxilia as mães e bebês no aleitamento materno quando detectadas dificuldades nas funções orais do recém-nascido. Avalia, trata e conduz as disfagias orofaríngeas para evitar broncoaspirações e dificuldades nutricionais. Realiza triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha).

 

12. ALTA HOSPITALAR

A alta hospitalar é o momento de receber informações para continuidade do tratamento, é importante a presença de um familiar/acompanhante.

A Equipe de Enfermagem entregará a receita médica e acompanhará o paciente à recepção com o aviso de alta.

Solicite à enfermagem os exames realizados, inclusive os trazidos de casa.

 

13. CRÍTICAS E SUGESTÕES

O Hospital Santa Lucinda promove constante avaliação de seus serviços por meio da Pesquisa de Satisfação do Cliente. Este é o mais importante representante dos clientes frente à instituição, captando suas sugestões, reclamações e elogios e esclarecendo sobre os serviços existentes no Hospital..

Deposite a pesquisa nas urnas instaladas nos corredores de acesso.

Queremos saber como foi sua experiência no HSL.

Assim que recebidas as manifestações, a Ouvidoria buscará, junto às áreas responsáveis, solucionar adequadamente o problema apresentado.

O Hospital possui um serviço de Ouvidoria, que foi aprovado pelo Conselho de Administração e pode ser encontrado aqui.

 

14. ACHADOS E PERDIDOS

Os objetos e documentos perdidos são encaminhados para o setor da Ouvidoria.

Todo material esquecido ficará à disposição de quem o perdeu por um prazo de 90 dias.

Após esse período, caso o proprietário não apareça, será providenciada a destinação adequada (descarte ou doação)

Em caso de dúvidas, ligue: (15) 3212-9938.

 

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Hospital Santa Lucinda
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Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600