Você está em: Página inicial | Notícias | Alegria marca reencontro de ex-alunos

Alegria marca reencontro de ex-alunos

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - PUC-SP.

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP recebeu, dia 5/12, a visita de ex-alunos que completam, em 2014, 50 anos de formação. Além de visitar o campus, o grupo participou da inauguração de uma placa em sua homenagem. Conduzido pelo diretor da FCMS, Godofredo Campos Borges, o grupo conheceu as instalações da faculdade e se surpreendeu com as transformações ocorridas ao longo dos anos. “A medicina evoluiu bastante. Antigamente, os materiais para estudo eram mais simples e não tínhamos os recursos atuais. Hoje, o aluno tem contato com o paciente mais cedo, já no primeiro ano, o que favorece bastante a relação entre médico e atendido”, recorda o anestesiologista e docente Júlio Tamer, que há 37 anos se dedica ao ensino da Farmacologia. Para o médico, testemunhar de perto o avanço da ciência é recompensador. “Muito gratificante saber que formei gerações de alunos e ajudei a construir a saúde do presente.”

Godofredo Borges ressaltou a vocação humanitária da instituição. “A PUC-SP sempre formou médicos humanizados, que se preocupam com atendimento diferenciado e próximo ao paciente. A cidade de Sorocaba, de maneira especial, tem esta vocação, talvez por seu espírito interiorano e acolhedor”, afirma.

Sérgio Fuentes, que veio do Panamá no final da década de 50 para estudar na PUC-SP, formou-se em Cirurgia Oncológica e, hoje, lidera o setor de clínica médica da Universidade do Panamá. “Entrei no curso de Medicina com 22 anos, deixando para trás familiares, amigos e o conforto do lar. Com o passar dos anos, aprendi que a faculdade seria minha segunda casa; os companheiros de sala, meus novos amigos; e o grupo de professores, minha família. A rotina era árdua, pois tinha de conciliar o ensino rígido com as tarefas do dia a dia”, conta. Para Fuentes, a principal missão do profissional da Medicina é servir. “Estudamos e nos formamos para o próximo.”