Você está em: Página inicial | Notícias | O risco dos termogênicos

Como evitar que meu filho tenha cáries?


Você sabia que, no Brasil, mais de 50% das crianças com cinco anos apresentam cáries? Os dados do Ministério da Saúde apontam que é obrigatório aconselharmos os adultos sobre a saúde bucal dos pequenos.

O que está liberado pelo dentista?

Logo que o primeiro dentinho aparecer, a boca do seu bebê deve ser higienizada com uma gaze limpa e umedecida em água (filtrada ou fervida). Esta rotina é diária e deve ser feita após a amamentação.

Por volta dos oito anos, a criança pode escovar seus dentes sozinha. Antes disso, o ideal é que um adulto conduza esta prática, mostrando como limpar corretamente os dentes e a língua com escova, creme e fio dental.

Quando fazer uma visita ao dentista?

O odontopediatra deve ser consultado logo no primeiro ano de vida. É nessa idade que o pequeno começa a criar hábitos de alimentação – às vezes, tendo contato precoce com doces e refrigerantes.

Qual é a melhor pasta de dente?

O creme dental deve sempre conter flúor. Até os três anos, é necessária uma porção equivalente a um grão de arroz. Dali em diante, esta quantia pode aumentar gradativamente.

Vale ressaltar: quando a criança ingere um volume considerável de creme dental ao longo da infância, ela apresentará fluorose mais tarde. Isso significa que seus dentes permanentes terão manchinhas brancas, que podem ser incômodas esteticamente.

O que devo perguntar ao dentista?

O especialista em odontologia oferecerá orientações sobre:
• o uso de chupetas;
• como escovar os dentes corretamente;
• problemas bucais, incluindo bruxismo e a possível necessidade de usar aparelho ortodôntico, por exemplo.

 

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600