Você está em: Página inicial | Notícias | O risco dos termogênicos

Como vai sua saúde emocional?


Dois meses antes do seu suicídio, Vincent Van Gogh imortalizou seu estado de espírito atormentado na melancólica obra O homem velho com a cabeça em suas mãos (1890). O título alternativo, No portão da Eternidade, indica que, mesmo em seus dias de maior desespero, o pintor expressionista possivelmente ainda encontrava algum conforto na fé em Deus e na vida eterna.

E você – em que encontra conforto?

Esta é uma das questões levantadas pelo Janeiro Branco, iniciativa idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, em 2014. A ideia é instigar momentos de introspecção para pensar sobre sua vida, relacionamentos, expectativas, sonhos e comportamentos. No ano passado, a campanha veio até Sorocaba, promovendo um piquenique e um bate-papo leve e agradável entre os moradores.

Este mês não foi escolhido à toa; afinal, está cercado por simbologias de renovação, promessas e esperanças. E, em meio a tantos objetivos e preocupações, a saúde mental (e emocional) pode ser colocada em segundo plano.

Se você estiver passando por um momento de dificuldade, queremos apresentar uma metáfora interessante. No Japão, os objetos quebrados são reparados usando ouro, numa arte denominada kintsugi. Não existem defeitos ou imperfeições – apenas uma história mais rica para contar.

Abra seu coração, procure um ombro amigo e, acima de tudo, aceite quem você é.

Saiba mais sobre a campanha em www.janeirobranco.com.br.

 

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600