Você está em: Página inicial | Notícias | Dia da Amamentação

Dia da Amamentação

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é celebrada oficialmente no período do dia 01 a 07 de agosto em mais de 175 países. Foi comemorada no Hospital Santa Lucinda com vários eventos em parceria com o Setor de Educação Continuada, a Liga de Ginecologia e Obstetrícia de Sorocaba e a Liga de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, criou a data em 1990, em um encontro com a UNICEF, que resultou em documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.
O documento é chamado de “Declaração de Innocenti” e apresentou quatro objetivos operacionais:

• * Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
  • * Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;
  • * Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembleia Mundial de Saúde;
  • * Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

O leite materno tem tudo que o bebê precisa até os seis meses de vida e esta pode ser sua única fonte de nutrição até então, além disso, protege a criança contra doenças como a diarreia, infecções e alergias, estabelecendo vínculos perenes de afeto.

O HSL reconhece a importância e os benefícios da amamentação para as mamães e seus bebês, por isso promove estas ações de mobilização, divulgação e esclarecimentos em consonância às políticas do MS.

Saiba mais: