Você está em: Página inicial | Notícias | Enfermagem integrada com o mundo

Enfermagem integrada com o mundo

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - PUC-SP.

Da esquerda para a direita: as brasileiras Luciana e Ana Paula, as argentinas Yanina e Carla, a suíça Ynaée e o boliviano Carlos.

O curso de Enfermagem recebe, neste semestre, os primeiros intercambistas do Programa de Mobilidade Acadêmica para Cursos Acreditados (Marca). A vinda dos três estrangeiros (um boliviano e duas argentinas) decorre do reconhecimento da graduação pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários Mercosul (Arcu-Sul). A Enfermagem da PUC-SP é a primeira de uma instituição de ensino superior brasileira privada a obter a condecoração.

Para a coordenadora do curso, Dirce Setsuko Tacahashi, “a troca cultural, a diferença no idioma e a divergência nos sistemas de saúde são experiências para toda a vida”. As argentinas Carla Sanches e Yanina Pinto ressaltam a diferença no ensino: “O método daqui é melhor, já que a aula é feita em grupo”. Carlos Freddy Noro Villarroel veio conhecer a realidade do Brasil e ressalta a hospitalidade do povo.

Além deles, a suíça Ynaée Aymon está na PUC-SP pelo Ciência Sem Fronteiras. Ela também considera o país receptivo e observa que a troca de cultura e experiências é fundamental à carreira. “No futuro, pretendo trabalhar aqui”, conta.

O intercâmbio se dá ainda com estudantes passam temporadas em instituições estrangeiras, casos de Ana Paula Vieira de Campo (um ano na Universidade de Aveiro, Portugal) e Luciana Gomes de Almeida (seis meses na University of Lethbridge, Canadá). Ambas ressaltam as diferenças no ensino. “Lá, nós mesmos montamos a grade de estudo. Pude escolher Gerontologia, que não estudamos aqui”, diz Ana Paula. “No Canadá, o curso era mais voltado à saúde pública, para atender comunidades”, conta Luciana.