Você está em: Página inicial | Notícias | Envelhecimento saudável começa aos 40
Nota

Envelhecimento saudável começa aos 40

Por: Jornal Cruzeiro do Sul.

Viver envelhecendo bem. Este deve ser o pensamento de todos e é um conselho da médica geriatra e professora doutora do curso de Medicina da PUC-SP, campus Sorocaba, Maria Beatriz Marcondes Macedo Montano. Com o envelhecimento da população brasileira e aumento contínuo da expectativa de vida, diz ela, é cada vez mais necessário trabalhar com os jovens e adultos o conceito de envelhecimento saudável. Os cuidados para garantir uma velhice saudável devem começar pelo menos duas décadas antes dos 60 anos, quando se inicia a chamada terceira idade.

Aos 40 anos se inicia um processo de declínio funcional natural, afirma a geriatra. "Essas alterações vão ser mais percebidas quando a pessoa chega aos 60 anos, quando os cabelos já estão brancos, já é necessário o uso de óculos", exemplifica a professora que também atua na Policlínica de Sorocaba. A receita para um envelhecimento saudável passa necessariamente pela alimentação adequada, atividade física e controle dos chamados fatores de risco como tabagismo e obesidade."

"O envelhecimento é um processo que vai acontecer com todos. O que precisa ser feito é prevenção do envelhecimento anormal", pondera Maria Beatriz. Ela conta que entre os fatores de risco as questões vasculares merecerem especial atenção. Uma dieta equilibrada, sem exageros ou, em alguns casos, com restrição de sal (para o caso dos hipertensos) ou de açúcar (para os diabéticos) é um dos caminhos para garantir saúde na terceira idade.

Passar em consultas regulares com um geriatra é outra recomendação da professora. O profissional trabalha principalmente na prevenção e no tratamento precoce das doenças típicas da terceira idade. "O geriatra é um vigilante e um detetive. Identificando precocemente as doenças preservamos melhor a capacidade funcional da pessoa e isso envolve os aspectos físicos, psíquicos e sociais", pondera a médica. O meio em que o idoso está inserido também é de extrema importância para o envelhecimento saudável. A família e o ambiente social em que o idoso está inserido influenciam diretamente na qualidade do envelhecimento do indivíduo.

Assim como acontece em muitos países o envelhecimento da população como um todo já é uma realidade. A procura por geriatras tende a aumentar por causa disso. A oferta deste profissional, porém, não acompanha a demanda atual. "Normalmente, quando chega na gente o idoso já está bem debilitado. Como são poucos os profissionais muitos acabam passando por outros especialistas antes de chegar ao geriatra. É importante que os idosos passem por especialistas para assegurar um envelhecimento com qualidade", finaliza.

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600