z
Você está em: Página inicial | Notícias | Curso sobre reconstrução extra-articular ...

FCMS promoveu Curso de Artroscopia do Joelho


Em 31 de maio, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP promoveu o curso Princípios Básicos da Artroscopia do Joelho, na Sala de Técnicas Cirúrgicas.

Entre os participantes, estavam os médicos residentes do 3º ano da disciplina de Ortopedia e Traumatologia (coordenada pelo professor Edie Caetano) e os médicos Tyago Araujo Almeida e Marcos Felipe Marques, do Hospital Santa Lucinda (HSL).

A atividade foi monitorada pelos também médicos Danilo Bordini Camargo (HSL) e Phelipe Augusto Cintra da Silva (Conjunto Hospitalar de Sorocaba). Coube ao professor-doutor Julio Cesar Gali a coordenação geral.

Cada participante pôde treinar, durante vinte minutos, em um simulador e em equipamentos de artroscopia, disponibilizados pela Attis Medical, de Campinas. Desta forma, os presentes conheceram os portais da artroscopia e as técnicas de triangulação, bem como fizeram a identificação das estruturas anatômicas e dos instrumentais. Também foi uma oportunidade para preparar os residentes para a prova oral do exame para obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia, conferido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Todos receberam um certificado e uma apostila com noções fundamentais de artroscopia do joelho, de autoria de Cristina Schmitt Cavalheiro, Phelipe Augusto Cintra da Silva e Julio Cesar Gali. Futuramente, outros serviços de residência poderão realizar o mesmo treinamento.


     
     
     
     
     
     

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600