Você está em: Página inicial | Notícias | Gestantes ganham PA na rede pública

Gestantes ganham PA na rede pública

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul.

Novo Pronto-Atendimento de obstetrícia terá retaguarda de cirurgia geral e anestesia

Foto: Jornal Cruzeiro do Sul/Adival B. Pinto

Com capacidade para atender mais de mil gestantes por mês, o Hospital Santa Lucinda inaugura hoje um Pronto-Atendimento (PA) Obstétrico. Todos os atendimentos serão realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), já que a Prefeitura de Sorocaba, por meio de um processo de contratualização, irá custear todos os procedimentos realizados dentro dessa nova unidade. De acordo com o superintendente do hospital, Carlos Aparecido Teles Drisostes, foram investidos cerca de R$ 100 mil com recursos próprios da Fundação São Paulo, mantenedora da unidade de Saúde.

Segundo Drisostes, o PA de obstetrícia será equipado com profissionais médicos e da área de Enfermagem especializados na área, além de uma retaguarda de cirurgia geral e anestesia, que estão de prontidão para atender as mulheres grávidas que procurarem o serviço. "Tendo garantido que o parto da mulher será no Santa Lucinda, se ela estiver em casa e passar mal, ela vai direto ao hospital e é atendida de pronto", relata o superintendente. Anteriormente, esses atendimentos eram realizados na maternidade.

O novo espaço será inaugurado às 16h e será denominado "Professor Doutor Antônio Rozas", homenageando o decano dos docentes da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba.

A abertura desse PA Obstétrico permitiu, também, que o Hospital Santa Lucinda ganhasse mais quatro leitos na maternidade do local. "Assim conseguimos garantir um melhor rearranjo no atendimento às gestantes no hospital", declara.

Até o final deste ano, o superintendente revela que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Santa Lucinda deverá ser ampliada. Atualmente ela tem seis leitos e deverá passar para dez. Segundo Drisostes, os recursos para essa melhoria será via emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT), que deverá sair até dezembro. "É algo bastante importante, pois teremos a oportunidade de dar um suporte maior à maternidade com a expansão da UTI Neonatal. Não adianta expandir os leitos da maternidade sem que se faça uma expansão da UTI", diz.

Dentro dos quadros de expansão do Hospital Santa Lucinda, Drisostes ainda cita os quatro novos leitos na área de Ortopedia, já em funcionamento, e a disposição de 16 novos leitos na área de convênios e particulares. Atualmente existem 40 no hospital. De acordo com o superintendente, esses novos leitos estarão disponíveis até dezembro. O Hospital Santa Lucinda é composto por 60% de leitos SUS e 40% de leitos particulares.

Hospital Amigo da Criança

O superintendente do hospital declara que uma das principais lutas da instituição seria receber o selo de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde para unidades que ofereçam atendimentos humanizados às gestantes e bebês, com o foco no estímulo ao aleitamento materno. Drisostes alega que hoje o Santa Lucinda já cumpre esse papel, porém são necessárias ainda algumas intervenções para atender todos os requisitos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e regulamentadas pelo governo federal. "O bebê não fica mais em berçário e sim ao lado da mãe, em um alojamento conjunto. Ele é estimulado à amamentação desde os primeiros segundos de vida. Então tem todo um conjunto de passos, que a OMS determina, e os hospitais que seguem rigorosamente o que pede a portaria recebem o selo", afirma.