Você está em: Página inicial | Notícias | Está tudo Azul
Nota

Está tudo azul

O mês de novembro é internacionalmente dedicado a ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois no dia dezessete é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. 

A ideia do novembro azul é desmistificar a doença, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA, afeta um em cada seis homens no Brasil. No país, estima-se que 69 mil novos casos devam ser diagnosticados este ano. 

A Sociedade Brasileira de Urologia ressalta a importância da realização do exame regular através do toque e da dosagem do PSA (antígeno prostático específico), já que depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já estão em fase avançada.

No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos de homens. A recomendação dos médicos é que homens com idade acima de 40 anos, com histórico familiar da doença e 45 anos, sem história familiar, façam os exames periódicos para a detecção precoce do câncer de próstata.

Assim como no outubro rosa, os pontos turísticos das capitais brasileiras estarão iluminados de azul, para a divulgação e conscientização da importância do NOVEMBRO AZUL.


PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600