Você está em: Página inicial | Notícias | Pacientes do HSL ganham cantata de Natal

Pacientes do HSL ganham cantata de Natal

Por: Assessoria de Comunicação Institucional – PUC/SP

Dias 19 e 20/12, o Centro de Diálise e Transplante Renal do Hospital Santa Lucinda recebe uma apresentação especial: um coral formado por 32 pacientes renais crônicos cantará para outros pacientes com a mesma patologia, trazendo um pouco da alegria do espírito de Natal.

A iniciativa de formar o grupo partiu da técnica de enfermagem Liane Ribeiro da Páschoa, que motivou as pessoas a integrar o coral e articulou os ensaios. “Estou há oito anos no hospital e sempre tive vontade de por essa ideia em prática. No início deste ano, fiquei determinada a concretizar essa vontade e consegui realizá-la em julho”, comenta Liane. “Falei com os pacientes e muitos se animaram. Agora, o nosso coral é composto por 32 vozes.”

Liane conta que muitos pacientes já respondem positivamente à musicoterapia. “A música alegra o coração. É como se eles não tivessem nenhuma doença, tamanha a disposição no envolvimento com o projeto”, explica a técnica de enfermagem.

Estão programadas três apresentações por dia, cada uma composta por quatro músicas natalinas. Os horários correspondem aos três turnos em que é realizada a hemodiálise: 9 horas, 11h30 e 17 horas.