Você está em: Página inicial | Notícias | Outubro Rosa terá palestras para esclarecer dúvidas das mulheres

Especialista esclarece questões sobre problemas na vesícula

A vesícula biliar é um órgão pequeno e pouco lembrado pela maioria das pessoas. Porém, seu papel é de grande importância: é ela quem armazena a bile, substância que ajuda na digestão das gorduras.

Quando ela se torna um problema

O gastroenterologista e docente da Faculdade de Medicina da PUC-SP, Pérsio Campos, conta que a patologia que acomete este órgão com maior frequência é a calculose. Popularmente, ela é chamada de “pedra na vesícula”.

Seus sintomas incluem:

  • cólica biliar, com dores que podem irradiar para as costas ou ombro direito;
  • intolerância alimentar após a ingestão de comidas gordurosas, com náuseas ou vômitos, sensação de empachamento, eructação, flatulência e azia.
  • Estima-se que 50% dos pacientes não apresentam sinais deste transtorno. Porém, ao perceber um dos indícios mencionados acima, é preciso procurar orientação médica”, recomenda Pérsio.

    É necessário operar?

    A cirurgia da vesícula biliar (colecistectomia por vídeo-laparoscopia) tem sido sugerida para todos os pacientes sintomáticos. Ela também é indicada para quem não tem sinais da doença, mas lida com problemas como diabetes mellitus, microcálculos ou cálculos maiores do que 2,5 centímetros e anemia falciforme.

    A retirada do órgão tende a ser muito bem tolerada, observa o especialista. Quando aparece algum efeito colateral, os mais comuns são um maior número de evacuações ou casos de diarreia. Eles acometem até 5% dos operados."

    O Hospital Santa Lucinda oferece este procedimento?

    Sim, o Hospital Santa Lucinda conta com aparelhos avançados para este tipo de operação. Como ela não é invasiva, não é necessário abrir a barriga do paciente. Além disso, a instituição disponibiliza um ótimo serviço de hotelaria, um centro cirúrgico bastante equipado e profissionais altamente treinados, pontua o médico.

    Quais são os fatores de risco?

    Os fatores que aumentam o risco de complicação são a obesidade, o diabetes mellitus e a presença de microcálculos ou cálculos maiores do que 2,5 centímetros, enumera Pérsio.

    PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

    Hospital Santa Lucinda
    Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
    Sorocaba - SP | ver mapa de localização

    Telefone: (15) 3212.9900
    FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600