Você está em: Página inicial | Notícias | O risco dos termogênicos

Projeto Parto Adequado - Ranking da ANS inclui Hospital Santa Lucinda

No último 16 de março, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o ranking dos hospitais que estão em dia com as obrigações relacionadas ao Projeto Parto Adequado (PPA). O Hospital Santa Lucinda (HSL) figura na posição 34, dentre quase cem instituições de saúde brasileiras.

O PPA é uma iniciativa da ANS, do Hospital Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement. Seu objetivo é mudar o modelo de atenção ao parto na saúde suplementar; promover o parto normal; qualificar os serviços de assistência no pré e pós-parto e, ainda, favorecer a redução de cesáreas desnecessárias e de possíveis eventos adversos decorrentes de um procedimento mal assistido (seja normal ou cesárea). Em resumo, isso significa diminuir os riscos e melhorar o cuidado para com as mães e os bebês.

Apresentação no Hospital Albert Einstein

Nos dias 2 e 3 de abril, foi realizado um encontro presencial do PPA no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Na ocasião, os resultados obtidos pelas instituições participantes foram apresentados. Entre eles, ressalta-se o aumento de 6% no índice de partos normais na população inserida no projeto-piloto. Isso demonstra um ganho para as mães – e, principalmente, para a saúde dos seus bebês.

O HSL expôs seus indicadores e as melhorias feitas desde seu ingresso no PPA. Sobressaiu-se a política de declinar agendamentos de cesáreas sem indicação clínica ou antes da 39ª semana de gravidez.

O hospital sorocabano foi representado pelas enfermeiras Maria Toti, coordenadora da Maternidade e responsável técnica do projeto; pela enfermeira Aline Baraldi Higashi, líder do projeto; e pela colaboradora Renata Turri Vilalon, responsável administrativa do mesmo.