Você está em: Página inicial | Notícias | Teste do Pezinho: homenagem póstuma
Nota

Teste do Pezinho: homenagem póstuma

Por: Assessoria de Comunicação Institucional – PUC/SP

A Câmara Municipal de São Paulo fará uma homenagem póstuma ao médico Benjamin Schmidt, que difundiu no Brasil o Teste do Pezinho, como é popularmente conhecido. A solenidade acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo no dia 6 de junho, às 10h, no Plenário “Primeiro de maio”, durante as comemorações do Dia Nacional do Teste Neonatal.

Por cerca de 30 anos, Schmidt atuou como docente no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Sorocaba (SP), onde instituiu a residência em Pediatria. Em 2006, o médico obteve reconhecimento internacional, ao receber o prêmio Robert Guthrie Award, da Associação Internacional da Triagem Neonatal.

O homenageado também foi professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e criou, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Paulo, um laboratório para pesquisa da Fenilcetonúria. Schmidt faleceu em 6 de junho de 2009 – coincidentemente, a mesma data em que é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, instituído em 2001.

Durante a cerimônia, a também professora do curso de Medicina da PUC-SP, Izilda das Eiras Tâmega, que foi aluna do doutor Schmidt no final dos anos 70 e residente de Pediatria nos anos 80, representará a Disciplina de Pediatria da Universidade. “É com muito prazer que vou mostrar um pouco da história desse grande homem, mestre, mentor e amigo nosso e de todas as crianças, a quem devemos a obrigatoriedade do teste do pezinho em todo o território nacional”, afirma.



PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600