Você está em: Página inicial | Notícias | O risco dos termogênicos
Hospital Santa Lucinda - Foto Externa

Tira-dúvidas com ginecologista

Lembrando o Dia do Ginecologista, celebrado todo 30 de outubro, o médico especialista em ginecologia e obstetrícia Luiz Ferraz de Sampaio Neto esclarece algumas das dúvidas mais frequentes que as mulheres têm em relação à sua saúde.

1) Entre as jovens adolescentes, quando deve ser feita a primeira consulta ao ginecologista?

Costumo orientar as mães que a consulta ginecológica não é necessária logo que a menina tenha a menarca (primeira menstruação), porque há pouco a ser feito nesta ocasião. Estas jovens não costumam ter queixas; o exame clínico é prejudicado porque elas tendem a ser virgens e, muitas vezes, elas ficam constrangidas em perguntar sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e anticoncepção..

Um pouco mais tarde – na maioria das vezes, quando as meninas começam a namorar ou têm sua curiosidade despertada –, seria mais apropriado consultar o ginecologista. Não acho adequado que as mães “enfoquem” e valorizem muito as questões relativas à sexualidade do adolescente, induzindo suas filhas a buscar por atendimento especializado quando não houver necessidade ou iniciativa por parte delas.

Quanto ao rastreio do câncer de colo de útero (Papanicolau), o conceito atual é que o primeiro exame seja feito a partir dos 22 anos.

2) Quais são os sinais de que há problemas com a saúde íntima da jovem adolescente?

Nas situações com evidências clínicas de algo errado, é comum as próprias meninas pedirem para suas mães agendarem uma consulta. Estes casos incluem menstruações abundantes ou extremamente dolorosas; vulvovaginites, cujos sintomas são prurido, ardor e corrimento genital; ou, ainda, quando há ausência do desenvolvimento sexual secundário (alterações nas mamas, nos pelos e na genitália e a falta de menarca após os 15 anos).

3) Sabonetes íntimos são realmente necessários?

Sim, eles têm o pH mais próximo à acidez normal das vaginas.

4) Quando os sintomas da TPM merecem cuidado médico?

A busca pela atenção médica depende, exclusivamente, da intensidade dos sintomas – que, neste caso, molestam a mulher e pessoas próximas.

5) A partir de qual idade devem ser iniciados os métodos contraceptivos hormonais?

O uso de contraceptivos hormonais deve ser oferecido sempre que as adolescentes estejam com risco de engravidar (isto é, já mantêm uma vida sexual ativa ou pretendem iniciá-la). Nesta fase, as pílulas, injeções ou outros métodos são mais inócuos, isto é, inofensivos. Existe uma tendência, preconizada pela Organização Mundial da Saúde, de que as adolescentes optem pelo grupo de contraceptivos denominados LARC (Long Acting Reversible Contraceptive). Eles são extremamente seguros e oferecem grande proteção contra a gravidez. Mas, além disso, também é preciso usar métodos de barreira (como o preservativo masculino ou feminino), para prevenir-se contra DSTs. Este esquema se chama contracepção combinada.

6) Quais são os erros mais comuns cometidos pelas mulheres em relação à saúde íntima?

Excesso ou falta de higiene levam, com frequência, a problemas na saúde feminina.

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600