Você está em: Página inicial | Notícias | O risco dos termogênicos

Prefeito de Sorocaba visita o Hospital Santa Lucinda e anuncia plano de ação e melhora nas parcerias

Na tarde de segunda-feira (13), o prefeito de Sorocaba, José Antônio Caldini Crespo, realizou visita protocolar às dependências do Hospital Santa Lucinda (HSL), parte integrante do campus da PUC-SP no município. Crespo foi recepcionado pelo vice-reitor da universidade, professor Fernando Antônio de Almeida, e por Carlos Teles Drisostes, Oslan Teobaldo Ferreira, Elton Luis Faggioni Trani e Cibele Isaac Saad Rodrigues – respectivamente, superintendente, diretor clínico, diretor técnico e coordenadora acadêmica do HSL.

Acompanhado do secretário municipal de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira; do vereador Antonio Carlos Silvano Júnior e de assessores, Crespo percorreu todas as áreas assistenciais do HSL e ouviu atentamente as informações, explicações e demandas apresentadas por Carlos Drisostes. “Esperamos atingir o equilíbrio financeiro até 2020. Ele virá, também, por meio da ampliação das parcerias, inclusive com a prefeitura”, destacou o superintendente. “Esta condição garantirá a continuidade dos investimentos nesta instituição”, afirmou.

No início de novembro, Drisostes convidou os vereadores de Sorocaba para conhecer pessoalmente o HSL. O objetivo era mostrar o trabalho ali executado e, sobretudo, as boas condições do atendimento oferecido aos pacientes do Sistema Único da Saúde (SUS) e os planos para o futuro.

Há alguns dias, Silvano Júnior visitou o HSL e, na ocasião, se prontificou a chamar o prefeito. Segundo ele, a meta da visita foi sensibilizar Crespo, no sentido de repassar verbas ao hospital. “Assim, mais munícipes poderão ser atendidos pelo SUS, diminuindo a fila de espera. Temos esta possibilidade aqui; isso ajudaria a população”, observou.

Para o vice-reitor da PUC-SP, professor Fernando Almeida, a vinda de Crespo foi muito importante. “Ao analisar as instalações, ele pôde comprovar o papel social que o HSL desempenha dentro da nossa comunidade, bem como sua função como hospital de ensino”, pontuou. “Dá gosto de ver o envolvimento dos alunos e docentes aqui. Isso é muito significativo para a faculdade e para a universidade, de modo geral”, completou.

Atualmente, o HSL oferece 85 leitos para pacientes cobertos por recursos do SUS e 55 para particulares e beneficiários de planos de saúde. “Até o momento, registramos em torno de 7.500 internações neste ano, menos do que em anos anteriores. Temos capacidade para realizar até mil cirurgias por mês, mas só realizamos 400”, declarou Drisostes. “Há a capacidade operacional para ampliar o atendimento ao município e ser um hospital de ponta no ensino e na assistência”, garantiu ao prefeito.

Crespo, por sua vez, disse que a prefeitura está em vias de concluir um plano de ações para a área da saúde. “Não construiremos um hospital municipal, como vinha sendo cogitado; mas, em contrapartida, melhoraremos as parcerias que temos com importantes instituições, como o HSL, por exemplo”, adiantou. “Queremos fazer mais gastando menos”, afirmou. Ele ainda elogiou o padre José Rodolpho Perazzolo, secretário executivo da Fundação São Paulo (mantenedora do HSL), pela postura durante as negociações dos convênios entre as instituições.

Crespo revelou que, além de ter nascido no HSL, tem amigos e parentes médicos que ali trabalham. “Sempre tive uma excelente impressão sobre este hospital. Com a visita, fiquei muito feliz por saber que Sorocaba tem um centro de excelência na área da saúde – e o melhor, sendo nosso parceiro”, enalteceu. “Espero que a prefeitura possa, cada vez mais, alocar os recursos necessários. Sei que o corpo clínico e os funcionários são pessoas categorizadas e que sabem executar seus trabalhos”. Finalizando, ele disse que “trabalhando juntos, conseguiremos a sinergia necessária”.