Você está em: Página inicial | Maternidade | Procedimentos | Final da Gravidez: Quando Procurar o Hospital?
Cabeçalho | Maternidade | Hospital Santa Lucinda

Final da Gravidez: Quando Procurar o Hospital?

Essa pequena matéria, aborda um dos anseios mais comuns no final da gravidez que é: quando devo procurar o hospital. Mesmo as mamães mais experientes podem experimentar certa insegurança sobre alguns sintomas, daí a importância do assunto. Convém salientar que todas as grávidas devem procurar o hospital quando julgarem necessário, independente dos sinais e sintomas abordados aqui.

O seu médico obstetra durante o seu pré-natal também deve orientá-la quanto a isso. É importante ressaltar que o trabalho de parto não é um fenômeno abrupto. Ele se inicia lenta e gradativamente podendo durar de 8 a 10 horas. Todo esse processo ocorre de forma natural e espontânea, preparando o canal de parto para que o bebê possa nascer.

Saída do tampão mucoso

Um dos sinais da proximidade do parto é a saída do tampão mucoso. Esse é notado como sendo uma secreção gelatinosa branca ou rósea, que sai da vagina e que significa que o colo do útero está começando a afinar e a dilatar, podendo ocorrer vários dias antes do parto (7 a14 dias), sendo assim não precisa pressa, ele é apenas um sinal que o parto está próximo.

Rotura da bolsa das águas

Perda de água pela vagina pode indicar que a bolsa das águas se rompeu. A rotura da bolsa é indolor e a mulher experimenta a sensação da perda de liquido morno escorrendo pelas pernas. O líquido proveniente da bolsa das águas não tem cheiro e é incolor (com exceção dos casos de infecção e outras anormalidades). Algumas mulheres podem confundir a perda de líquido com urina ou corrimento, sendo muitas vezes possível diferencia-los. Quando a grávida esvazia a bexiga e a perda de líquido cessa é porque provavelmente trata-se de perda urinária. Se o liquido é espesso provavelmente é corrimento vaginal. Nos casos de dúvida, saída de líquido com coloração escura ou com sangue é fundamental que se procure o auxílio médico.

A bolsa pode se romper espontaneamente no início do trabalho de parto ou mesmo antes, e em ambos os casos a gestante deve dirigir-se ao hospital para ser examinada para confirmação do diagnóstico.

Contrações uterinas

As contrações uterinas indolores e irregulares que se iniciam no 7° mês de gravidez aos poucos se tornam mais frequentes e dolorosas. No início do trabalho de parto elas podem confundir a futura mamãe levando-a ao hospital várias vezes, mas não são eficazes para causar dilatação no colo uterino.

No início do trabalho de parto elas ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram de 30 a 45 segundos. Conforme o trabalho de parto avança, essas contrações ficam mais frequentes e duram em torno de 50-60 segundos.

A sensação dessas contrações é percebida pela gestante como se fosse uma cólica menstrual. Isso ocorre porque o útero está se contraindo e relaxando, movimentos que ajudam o bebê a ser empurrado para o canal de parto. Se essas contrações dolorosas e frequentes ocorrerem antes da 37a semana deve-se imediatamente procurar o hospital, pois pode tratar-se de trabalho de parto prematuro.

Contrações uterinas no final da gravidez são comuns, portanto temos que aprender a diferenciar as contrações verdadeiras (indicam o início do trabalho de parto) das falsas (que não causam a dilatação do colo do útero). As falsas muitas vezes melhoram com mudança de posição ou de atividade da gestante, já as verdadeiras não melhoram com essas atitudes e persistem lenta e progressivamente. Nesse momento chegou a hora de pegar as roupinhas do bebê e chamar o futuro papai para que possam ir juntos ao hospital e aguardar a hora tão esperada!