Você está em: Página inicial | Hospital | História
Cabecalho | Historia | Hospital Santa Lucinda

História

Excelência e Humanização: estes são os adjetivos que acompanham a trajetória do Hospital Santa Lucinda (HSL), que, há mais de 70 anos, oferece tratamento digno e com a máxima atenção e competência dos nossos profissionais.

A história se inicia em 1950, quando o empresário José Ermírio de Moraes doa uma área que pertencia ao Grupo Votorantim à Escola de Enfermagem e à Faculdade de Medicina de Sorocaba. Alguns anos depois, a PUC-SP, mantida pela Fundação São Paulo, assume essas instituições e, em 1977, o Hospital Santa Lucinda também se integra a esse grupo.

Atualmente, o HSL possui uma valiosa parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, oferecendo aos pacientes atendidos pelo serviço público de saúde, a mesma qualidade e atenção dedicadas aos particulares ou àqueles que são clientes das operadoras de planos de saúde.

Decorrente da sua integração com a PUC-SP, o HSL atua como campo de estágio nas áreas de biologia, medicina e enfermagem e possui o mérito de ser o único hospital da cidade a ter em seu corpo clínico todos os docentes da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Este fato eleva a um altíssimo nível o atendimento oferecido aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), particulares e dos convênios médicos.

Atualmente, cerca de 70% dos atendimentos do HSL são para os usuários do SUS, diariamente chegam até o hospital, vindos de quase 50 cidades da região. Trata-se de um contingente formado por, aproximadamente, 2,2 milhões de pessoas.

Dentre os tratamentos de maior destaque oferecidos pelo HSL estão os das áreas de cardiologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, urologia e ortopedia. Esta última, por sinal, é considerada referência na região, devido aos serviços e equipamentos do ambulatório existente no hospital. Além disso, o Centro Cirúrgico do HSL conta com instrumentos de altíssima qualidade e infraestrutura adequada para cirurgias de baixa, média e alta complexidade.

O HSL dispõe, ainda, de uma Maternidade altamente qualificada, que conta com o suporte dos setores de Pediatria e UTI Neonatal. Nesse conjunto, voltado à atenção aos recém-nascidos e neonatos, o hospital é considerado de excelência.

A grande missão do Hospital Santa Lucinda é ser hospital de ensino e trabalhar de maneira humanizada e de acordo com as orientações dos órgãos superiores de saúde.

Historia | Hospital Santa Lucinda