Você está em: Página inicial | Hospital | Hospital de Ensino
Cabeçalho | Hospital de Ensino | Hospital Santa Lucinda

Hospital de Ensino

Hospital Santa Lucinda - Imagem externa

O processo de certificação dos Hospitais de Ensino (HE) teve início em 2004, sob a coordenação do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é certificar hospitais que desenvolvem, além das tradicionais atividades de atenção à saúde, a formação de recursos humanos na área da saúde e pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o SUS.

Os HE pertencem ou são conveniados a uma Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, que sirva de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde e certificada conforme estabelecido na Portaria Interministerial MEC/MS nº 285, de 25 de março de 2015, disponível em: http://bit.ly/PortariaMEC285. Nova Portaria deve ser publicada, com mudanças de critérios, mas ainda é a de 2015 que está válida.

Os HE são pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e devem ter a qualificação da atenção e gestão, além da integração aos demais pontos de atenção como requisitos para a boa prática do ensino e da pesquisa de interesse para o SUS.
Este programa é, sem dúvida, um vigoroso indutor na qualificação destas instituições. Valorizar os indicadores, desenvolver senso crítico e entender e interpretar o significado das informações é papel do sistema de gestão.
A última lista divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde dos HE do Estado de São Paulo data de 2018 e pode ser acessada em: http://sistema4.saude.sp.gov.br/sahe/documento/Hospital_de_Ensino_2018.pdf

São quase 7.000 hospitais no País e 166 estão qualificados como de ensino, sendo 84 na região sudeste e apenas 52 hospitais no estado de São Paulo. O Hospital Santa Lucinda é credenciado desde 2005.

Sua certificação é revalidada anualmente e envolve a visita de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, que analisam profundamente o cumprimento das exigências. Em Sorocaba apenas dois hospitais são credenciados como HE: o Hospital Santa Lucinda e o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, sendo que este último depende da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP para manter esta condição de reconhecimento na formação de recursos humanos para a saúde.

Saiba mais sobre os HE na apresentação disponível em http://bit.ly/ApresentacaoHospitaisEnsino

A lista dos HE disponível no DATASUS, com última atualização em agosto de 2020 pode ser acessada neste link: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?cnes/cnv/estabbr.def

Atualizado em 25 de Setembro de 2020.

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600