Você está em: Página inicial | Hospital | Humanização | Projeto: Implantação de televisores nas unidades de internações SUS do Hospital Santa Lucinda - HSL
Cabeçalho | Humanização | Hospital Santa Lucinda

Humanização

Projeto: Implantação de televisores nas unidades de internações SUS do Hospital Santa Lucinda - HSL


Humaniza SUS
Grupo de Trabalho de Humanização

 

RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

Grupo de Trabalho de Humanização - GTH

ÁREAS ENVOLVIDAS:

Serviço Social, Hotelaria Hospitalar, Enfermagem e Engenharia Clínica

POPULAÇÃO ALVO:

Pacientes internados nas Unidades SUS de Internação (Unidade Coronariana, 1º Andar, 2º Andar, e Maternidade) do HSL.

JUSTIFICATIVA:

Além das mudanças estruturais que estão ocorrendo na instituição de modo permanente, verificamos que a humanização e o alcance da qualidade em todos os processos da assistência à saúde são metas almejadas pelo HSL.

O GTH, instituído para auxiliar no cumprimento destas metas, conta com o apoio da superintendência, proporcionando um atendimento personalizado aos clientes, buscando amenizar o processo de evolução da doença, reforçando o vínculo entre paciente-família-instituição e garantindo os direitos dos envolvidos, enquanto cidadãos.

A humanização é um processo que envolve todos os membros da equipe, pressupõe considerar a essência do ser, o respeito da individualidade e dos valores, enfim, cuidar do paciente como um todo, englobando inclusive o contexto familiar e social.

Vale ressaltar que humanizar o atendimento não é apenas chamar o paciente pelo nome, manter um sorriso nos lábios constantemente, proporcionar um atendimento fraterno e humano. Vai muito além. É necessário compreender os medos, angústias, incertezas do paciente e seus familiares, dando apoio e atenção permanente.

Geralmente os pacientes internados sentem-se impotentes com a falta de autonomia e controle de si mesmos, ficam inseguros, e acham que estão sozinhos, e consequentemente com a internação podem ficar desesperançados, deprimidos, ansiosos e estressados. Assim, um fator importante é levar-lhes entretenimento e conforto, repercutindo positivamente na recuperação e consequentemente, humanizando as ações do hospital.

É importante o paciente não romper com a sua vida cotidiana, dessa forma, justifica-se a necessidade de colocação de televisores nos quartos para os pacientes internados, com o objetivo de proporcionar momentos de distração e tranquilidade, valorizando suas necessidades.  Acredita-se que a implantação dos televisores nos quartos possibilitará ao paciente uma vivência hospitalar mais confortável, acolhedora, humanizada e menos traumatizante, fortalecendo vínculos e responsabilidades entre ele e o hospital, de acordo com a Política Nacional da Humanização (PNH).

Cabe lembrar que manter a rotina e seu contexto social tem importante papel no restabelecimento da saúde do paciente e na reintegração na sua vida cotidiana.

A assistência ao paciente não pode se limitar à leitura de cifras e gráficos de exames de laboratório! Ela envolve, necessariamente, os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do homem.”

 

OBJETIVOS

Proporcionar aos pacientes atividades comuns de seu cotidiano, amenizando angústias e fantasias frente ao período de internação, minimizando o estresse e a monotonia, provendo relações de confiança e de segurança, possibilitando o acesso ao entretenimento e valorizando a informação.  

        

RECURSOS MATERIAIS

  • Orçamento de infra-estrutura (já executado)
  • Aquisição de 27 (vinte e sete) TVs de 24’ de LED ou LCD
  • 05 (cinco) TVs LED ou LCD 32’
  • 32 (trinta e dois) suportes para TV

 

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA: R$ 40.000,00

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: AITKEN,E.V.P. Uma Pitada de amor. In: Mezzomo, A.A.et al. Fundamentos da humanização hospitalar: uma visão multiprofissional. São Paulo: Editora, 2003, p. 20.

 

Para execução deste projeto o GTH conta com o apoio do Projeto “guarda-chuva” chamado Divulga HSL 2012, que até o momento tem como patrocinadores: Ortomed, CDTR, Climep, Hemopharma, Brasanitas, Médicos Associados em Ginecologia e Obstetrícia LTDA, Lab News e Galeria e Escola de Artes do artista plástico Jeovah José dos Santos, sendo que este último doou quadros para que fossem rifados e toda renda revertida para esta causa.

Médicos Associados Ginecologia


Centro de Diálise e Transplante Renal
Brasanitas Hospitalar
Med Company tecnologia hospitalar
Hemopharma
 - Soluções em alimentação e em serviços de suporte
Ortomed Pró Hospitalar
Clinica Médica Perioperatoria de Sorocaba
Art Gallery Brasil

Links relacionados:

 

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600