Você está em: Página inicial | Hospital | Humanização | Projeto: Implantação de televisores nas unidades de internações SUS do Hospital Santa Lucinda - HSL
Cabeçalho | Humanização | Hospital Santa Lucinda

Humanização

Humaniza SUS
Grupo de Trabalho de Humanização

RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

Grupo de Trabalho de Humanização - GTH

ÁREAS ENVOLVIDAS:

Serviço Social, Hotelaria Hospitalar, Enfermagem e Engenharia Clínica

POPULAÇÃO ALVO:

Pacientes internados nas Unidades SUS de Internação (Unidade Coronariana, 1º Andar, 2º Andar, e Maternidade) do HSL.

JUSTIFICATIVA:

Além das mudanças estruturais que estão ocorrendo na instituição de modo permanente, verificamos que a humanização e o alcance da qualidade em todos os processos da assistência à saúde são metas almejadas pelo HSL.

O GTH, instituído para auxiliar no cumprimento destas metas, conta com o apoio da superintendência, proporcionando um atendimento personalizado aos clientes, buscando amenizar o processo de evolução da doença, reforçando o vínculo entre paciente-família-instituição e garantindo os direitos dos envolvidos, enquanto cidadãos.

A humanização é um processo que envolve todos os membros da equipe, pressupõe considerar a essência do ser, o respeito da individualidade e dos valores, enfim, cuidar do paciente como um todo, englobando inclusive o contexto familiar e social.

Vale ressaltar que humanizar o atendimento não é apenas chamar o paciente pelo nome, manter um sorriso nos lábios constantemente, proporcionar um atendimento fraterno e humano. Vai muito além. É necessário compreender os medos, angústias, incertezas do paciente e seus familiares, dando apoio e atenção permanente.

Geralmente os pacientes internados sentem-se impotentes com a falta de autonomia e controle de si mesmos, ficam inseguros, e acham que estão sozinhos, e consequentemente com a internação podem ficar desesperançados, deprimidos, ansiosos e estressados. Assim, um fator importante é levar-lhes entretenimento e conforto, repercutindo positivamente na recuperação e consequentemente, humanizando as ações do hospital.

É importante o paciente não romper com a sua vida cotidiana, dessa forma, justifica-se a necessidade de colocação de televisores nos quartos para os pacientes internados, com o objetivo de proporcionar momentos de distração e tranquilidade, valorizando suas necessidades.  Acredita-se que a implantação dos televisores nos quartos possibilitará ao paciente uma vivência hospitalar mais confortável, acolhedora, humanizada e menos traumatizante, fortalecendo vínculos e responsabilidades entre ele e o hospital, de acordo com a Política Nacional da Humanização (PNH).

Cabe lembrar que manter a rotina e seu contexto social tem importante papel no restabelecimento da saúde do paciente e na reintegração na sua vida cotidiana.

A assistência ao paciente não pode se limitar à leitura de cifras e gráficos de exames de laboratório! Ela envolve, necessariamente, os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do homem.”

OBJETIVOS

Proporcionar aos pacientes atividades comuns de seu cotidiano, amenizando angústias e fantasias frente ao período de internação, minimizando o estresse e a monotonia, provendo relações de confiança e de segurança, possibilitando o acesso ao entretenimento e valorizando a informação.

RECURSOS MATERIAIS

• Orçamento de infra-estrutura (já executado)
  • Aquisição de 27 (vinte e sete) TVs de 24’ de LED ou LCD
  • 05 (cinco) TVs LED ou LCD 32’
  • 32 (trinta e dois) suportes para TV

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA: R$ 40.000,00

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: AITKEN,E.V.P. Uma Pitada de amor. In: Mezzomo, A.A.et al. Fundamentos da humanização hospitalar: uma visão multiprofissional. São Paulo: Editora, 2003, p. 20.

Para execução deste projeto o GTH conta com o apoio do Projeto “guarda-chuva” chamado Divulga HSL 2012, que até o momento tem como patrocinadores: Ortomed, CDTR, Climep, Hemopharma, Brasanitas, Médicos Associados em Ginecologia e Obstetrícia LTDA, Lab News e Galeria e Escola de Artes do artista plástico Jeovah José dos Santos, sendo que este último doou quadros para que fossem rifados e toda renda revertida para esta causa.

Médicos Associados Ginecologia

Centro de Diálise e Transplante Renal
Brasanitas Hospitalar
Med Company tecnologia hospitalar
Hemopharma
 - Soluções em alimentação e em serviços de suporte
Ortomed Pró Hospitalar
Clinica Médica Perioperatoria de Sorocaba
Art Gallery Brasil

Caso você queira colaborar e ser parceiro desta iniciativa poderá doar qualquer valor por meio de depósito em conta, cheque ou boleto. Informamos que poderá ser emitido recibo para comprovação de sua participação neste importante projeto de humanização.

Os telefones de contato são: 15-32129900 / 15-32129546 para falar com a assistente social Josiani e, no 15-32129547 para falar com Viviane. Se preferir, pode utilizar o e-mail servicosocialhsl@pucsp.br

Links relacionados: