O processo de certificação dos Hospitais de Ensino teve seu início no ano de 2004, sob a coordenação do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação (MEC). Esse processo tem o objetivo de certificar hospitais que desenvolvem, além das tradicionais atividades de atenção à saúde, formação de recursos humanos na área da saúde, além de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o SUS.
O programa de certificação é regulado pela Portaria Interministerial MEC/MS nº 2400 de 02 de outubro de 2007. Essa portaria estabelece os requisitos mínimos que um hospital deve preencher para ser considerado hospital de ensino, a partir de quatro dimensões:
- atenção à saúde/assistência;
- ensino;
- pesquisa, especialmente nas áreas de ciência e tecnologia;
- e gestão.
O programa de reestruturação dos hospitais de ensino representa, sem dúvida, um vigoroso indutor na qualificação destes hospitais.
Uma lista dos hospitais de ensino pode ser acessada em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lista_hosp_ensino.pdf
No estado de São Paulo apenas 33 hospitais possuem esta qualificação, sendo que o Hospital Santa Lucinda é credenciado como hospital de ensino desde 2005. Sua certificação é validada a cada dois anos e envolve visita de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, que analisam profundamente o cumprimento das exigências.