Você está em: Página inicial | Notícias | Professores de Medicina do Canadá anunciam palestras em Sorocaba

Professores de Medicina do Canadá anunciam palestras em Sorocaba


02/02/2023

O comunicado decorre do desempenho de um grupo de alunos da Faculdade de Medicina de Sorocaba, que foi considerado extraordinário por esses docentes, após período de estágio realizado no ano passado, na University of Saskatchewan, nas áreas de Neurocirurgia e Neurociência

Os professores-doutores Joseph Buwembo e Michael Kelly, ambos da Divisão de Neurocirurgia da University of Saskatchewan, em Saskatoo (Canadá), confirmaram palestras na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, localizada em Sorocaba, em setembro deste ano. Na ocasião, ambos estarão no país para participar do XXXIV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, que será realizado de 26 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Eventos Frei Caneca.

O comunicado foi transmitido ao presidente do evento, o professor-doutor Paulo Henrique Pires de Aguiar, livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Em Sorocaba, ele atua na área de Neurologia, ocupa a vice-chefia de Clínica e é preceptor de estágio dos alunos do curso de Medicina em Neurologia e Neurocirurgia.

O docente explica que os estudantes sorocabanos de Medicina ficaram no Canadá de 13 a 28 de janeiro, como parte do Projeto de Internacionalização promovido pela FCMS. “Para esses estágios, que costumam durar entre 15 e 30 dias, nós elegemos, prioritariamente, alunos com proficiência em inglês, postura, equilíbrio e alto desempenho acadêmico. É uma seleção muito rigorosa”, conta.

Desde 2015, o professor-doutor Paulo Aguiar atua no intercâmbio de estudantes de Medicina com outros países. A FCMS, por exemplo, já apoiou a ida de:
• seis alunos para estagiar na Johns Hopkins, em São Petersburgo, Flórida, Estados Unidos;
• quatro para a Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos;
• dois para o curso de Neuroanatomia da Cornell Weil, em Nova Iorque, Estados Unidos;
• dois para o Departamento de Neurologia da Universidade de Toronto, em Western Ontário, Canadá;
• um para o Hospital Wertheim, em Paris, França;
• quatro para a Universidade Gustav Carus, em Dresden, Alemanha;
• um para a Universidade Caytano Heredia, em Lima, Peru;
• e, recentemente, cinco alunos para a Universidade de Saskatchewan, em Regina e Saskatoo, Canadá.

Os intercâmbios entre países envolvem, evidentemente, outras escolas médicas. O professor selecionou alunos de instituições como a Universidade Santo Amaro, das Faculdades de Medicina de Catanduva e de Jundiaí, da Faculdade São Leopoldo Mandic, entre outras. Contudo, na área de Neurocirurgia e Neurociência, a FCMS tem tido presença expressiva. “Mantemos uma proporção média de 50%.” Ele acrescenta: “Um dos objetivos é socializá-los frente a desafios. Esse será o mundo deles”.

O sucesso do programa de intercâmbio da FCMS deve continuar nos próximos anos. “Há perspectivas de, em 2023 e 2024, enviarmos nossos estudantes para Berlim e Hannover (Alemanha) e para São Petersburgo e Nova Orleans (Estados Unidos).”

De acordo com o professor-doutor Paulo Aguiar, os estágios visam obter conhecimento, em centros médicos considerados como referência, sobre como funciona a neurocirurgia e a neurociência; incentivar a integração entre os próprios alunos brasileiros, uma vez que viajam juntos; e estimular o aperfeiçoamento de outros idiomas.

--

Paulo Henrique Pires de Aguiar – Professor livre-docente em Neurocirurgia pela FMUSP; pós-doutorado em Biologia Molecular de Epilepsia na Universidade São Francisco de Assis; post-doctoral fellowship em Cirurgia Pituitária no Instituto de Cirurgia Pituitária da Universidade de Stanford, EUA; doutor em Patologia pela FMUSP; especialista em cirurgia da base do crânio no Hospital Nordstadt, em Hannover, Alemanha; professor-visitante oficial do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Maastricht, Holanda; editor e revisor de vários jornais científicos nacionais e internacionais.

Já publicou 345 artigos em periódicos; fez 891 apresentações de trabalhos e anais de congressos; escreveu 11 livros e 156 capítulos de livros; realizou 247 orientações acadêmicas, sendo 13 orientações de doutorado (uma delas, em conjunto com o Hospital MD Anderson, Texas, EUA – centro renomado de Neurocirurgia Oncológica – e outra, com a Universidade de Tübingen, Alemanha); fez oito orientações de mestrado; realizou 131 orientações de iniciação científica, 43 orientandos residentes e 72 orientações de estágios e ministrou 32 aulas em diversas universidades no exterior.




PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600