Você está em: Página inicial | Notícias | Farmácia Comunitária Vital Brazil recebe certificação Selo Social

Farmácia Comunitária Vital Brazil recebe certificação Selo Social

03/03/2023

Em 9 de fevereiro, a Farmácia Comunitária Vital Brazil recebeu o Selo Social, durante cerimônia realizada no Teatro Municipal Teotônio Vilela. O evento teve a participação de autoridades, representantes de outras 50 instituições certificadas e convidados.

Este reconhecimento, que conta com a articulação da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), é concedido a instituições que impactam e beneficiam a sociedade com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Farmácia Comunitária apresentou compromisso com seis ODS, tendo atuação significativa em cinco indicadores sociais, nas áreas de educação, meio ambiente, inclusão, política e saúde (detalhadas abaixo).

A Farmácia Comunitária Vital Brazil fornece medicamentos, serviços farmacêuticos e educação em saúde de forma gratuita à população de Sorocaba e região. Ela foi criada na década de 60 pela comunidade acadêmica do curso de Medicina da PUC-SP e, anos depois, ganhou o apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Atualmente, a entidade é administrada pela farmacêutica Fâni Ribeiro e funciona por meio de um convênio entre as duas instituições de ensino e o Centro Acadêmico Vital Brazil. “A cada semestre, em torno de 15 estudantes de Medicina (do primeiro ao terceiro ano) realizam estágios supervisionados, durante os quais eles desenvolvem a prática do atendimento aos pacientes. Ali, eles adquirem conhecimentos e habilidades que os auxiliarão no decorrer da graduação e da vida profissional”, ressalta Fâni.

“Por mês, são realizados em torno de mil atendimentos”, complementa Godofredo Campos Borges, diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. “A Farmácia é reconhecida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e mantém sua variedade e quantidade de medicamentos por meio de doações e campanhas de arrecadação”, prossegue. “Além disso, também foi declarada como Utilidade Pública em 2010, pela Câmara Municipal de Sorocaba.”

Ele celebra esta certificação: “A conquista do Selo Social atesta que a Farmácia produz repercussões muito positivas na comunidade, inclusive por formar agentes de mudanças sociais. Trata-se de um ambiente de aprendizado e, ainda, de acolhimento à população”.

Principais impactos sociais:

Educação: de acordo com os próprios estudantes, seus conhecimentos técnicos adquiridos na Farmácia, as horas cumpridas de estágio e a didática aplicada farão a diferença no decorrer da graduação e da vida profissional. A instituição possibilita o contato direto entre os universitários e a prática de cada profissão, favorecendo conhecimentos específicos e de qualidade.

Inclusão: os alunos que atuam voluntariamente buscam proporcionar bem-estar físico, mental e financeiro aos atendidos pela Farmácia.

Meio ambiente: doar medicamentos sem uso evita que eles sejam descartados posteriormente, após passarem do prazo de validade. Além disso, a Farmácia tem registrado um descarte cada vez menor de resíduos para incineração.

Política: o trabalho social desenvolvido há mais de 55 anos pela Farmácia conseguiu fomentar na sociedade a preocupação com a qualidade de vida e com o meio ambiente.

Saúde: cerca de duas mil pessoas são beneficiadas por mês, tanto em saúde quanto em economia. Como resultado, observa-se a melhora e/ou cura de doenças, a satisfação da pessoa em poder fazer um tratamento de forma correta e a tranquilidade e bem-estar físico e mental.

Mais detalhes estão disponíveis em http://www.selosocial.com/projeto/6570