Você está em: Página inicial | Notícias | Herpes-zoster é pouco conhecida, mas pode até levar à perda da visão

Herpes-zoster é pouco conhecida, mas pode até levar à perda da visão

03/04/2023

Apesar de sua gravidade, o vírus varicela-zoster (VVZ) ainda é pouco conhecido pela população. Ele é responsável tanto pela catapora quanto pelo herpes-zoster e pode ficar latente no sistema nervoso, sem se manifestar por anos ou décadas. Mas, quando ele é reativado, tem consequências graves, que incluem até mesmo a perda de visão.

Vale ressaltar que, tecnicamente, o herpes-zoster não é a mesma coisa que catapora – ainda que ambas as doenças sejam causadas pelo mesmo vírus.

O que é o herpes-zoster?

O infectologista professor-doutor Marcos Vinícius da Silva, da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, explica melhor a questão. “O herpes-zoster, denominado popularmente de cobreiro, é decorrente da reativação do vírus da varicela. Esse vírus permanece em latência no corpo humano por muito tempo. A reativação pode ocorrer na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes); pacientes com câncer ou aids; indivíduos transplantados, em uso de medicamentos imunossupressores; entre outros.”

A doença pode levar a complicações graves, inclusive à morte. “Os casos de herpes-zoster têm aumentado nas últimas décadas em todo o mundo. O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos estima que um em cada três adultos terão zoster durante a vida”, revela o infectologista.

De acordo com ele, a gravidade da doença e suas complicações aumentam com a idade. “O risco de neuropatia pós-herpética aumenta quase 30 vezes nas pessoas com mais de 50 anos, em comparação às mais jovens.”

Sinais e sintomas

No início, há o aparecimento de lesões avermelhadas, pruriginosas e dolorosas (com sensação de queimação) na pele. Elas podem ser precedidas de febre, dor de cabeça e mal-estar.

Em seguida, podem aparecer bolhas no local, que vão se multiplicando ao longo do trajeto nervoso. As dores nevrálgicas podem preceder ou se instalar com o surgimento das lesões cutâneas.

“Há casos em que a dor está presente, porém, sem lesões na pele. A dor pode ser intensa e persistente, mesmo depois da involução das lesões na pele. A parestesia (sensação de formigamento, pressão, dormência e/ou agulhadas) pode estar presente”, explica o professor-doutor Marcos Vinícius.

Fatores de risco e prevenção

Embora o problema possa ocorrer em qualquer pessoa que já teve varicela, alguns fatores de risco aumentam a probabilidade de desenvolver a doença, como:
• idade avançada;
• sistema imunológico enfraquecido;
• estresse e fadiga.

O herpes-zoster é doença imunoprevenível, sendo que a vacina pode evitar o surgimento da doença ou amenizar as manifestações clínicas e complicações. O tratamento inclui, na maioria dos casos, medicamentos antivirais, analgésicos e, às vezes, corticosteroides. É importante procurar atendimento médico assim que os primeiros sinais e sintomas aparecerem.