Você está em: Página inicial | Notícias | FCMS arrecada 50 toneladas de produtos para as vítimas do Rio Grande do Sul

FCMS arrecada 50 toneladas de produtos para as vítimas do Rio Grande do Sul

03/06/2024

A iniciativa que começou com os alunos que formam a "Liga de Nefrologia e Hipertensão de Sorocaba" (LNHS), do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, tomou corpo e ganhou o apoio das outras Ligas e das instituições da faculdade (CAVB e SUMEP), docentes, estudantes e funcionários do campus, assim como de grupos de pessoas e empresas da região. Ao final, 50 toneladas de produtos foram arrecadadas e enviadas às vítimas do Rio Grande do Sul.

A arrecadação aconteceu entre os dias 6 e 10 de maio e, por meio de um acordo de cooperação com a Gol Linhas Aéreas, as 50 toneladas foram enviadas ao Sul na última sexta-feira (10). "Graças ao comprometimento da comunidade, parceiros e apoiadores, em especial a Faculdade de Medicina de Sorocaba, Academia Ápice Sorocaba e IDS Instituto de Diagnósticos, conseguimos reunir toda essa quantidade surpreendente de doações", enaltece a professora-doutora Cibele Saad Rodrigues, coordenadora acadêmica do Hospital Santa Lucinda e professora-coordenadora da Liga de Nefrologia e Hipertensão de Sorocaba.

Segundo o aluno José Henrique Carvalho Gandini de Souza, presidente da LNHS, foram arrecadadas roupas de uso pessoal, cama e banho; produtos de higiene pessoal e doméstica; ração animal; cobertores; água potável e alimentos. A professora Cibele conta que a organização dos alunos e voluntários foi notável: "Alunos do primeiro ano, por exemplo, se uniram para comprar uma grande quantidade de galões de água". Depois, grupos foram montados para separar os itens por categorias e embalá-los adequadamente em caixas para o transporte e, principalmente, que, ao chegarem ao destino, a triagem e entrega aos necessitados fosse rápida

"Encerramos essa campanha com imensa gratidão e sentimento de missão cumprida. Mas, a ajuda não pode parar. Reforçamos que os Correios continuam recebendo doações daqueles que desejam estender suas mãos aos afetados pelas chuvas", destacam a professora Cibele e o aluno José Henrique. "Também agradecemos à comunidade como um todo, aos parceiros, apoiadores voluntários e à direção de campus e diretoria da FCMS/PUC-SP, por tornarem tudo isso possível", completam.