Você está em: Página inicial | Notícias | ShowMed une tradição, cultura, diversão e responsabilidade social na FCMS

ShowMed une tradição, cultura, diversão e responsabilidade social na FCMS


13/11/2023

Criado há 65 anos, o ShowMed é um espetáculo artístico e cultural realizado anualmente pelos alunos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. Geração após geração, os alunos têm mantido essa tradição viva.

Acredita-se que o evento tenha tido origem com a primeira turma do curso, ao chegar ao sexto ano. O ShowMed da FCMS é amplamente reconhecido, sendo considerado por muitos como o melhor entre todos aqueles realizados nas faculdades de Medicina.

Após semanas de ensaios, no dia do show, os acadêmicos apresentam números musicais, paródias e encenações, incluindo as tradicionais performances do Coral dos Bigodudos e do Coral das Barrigudas. Os professores também marcam presença e muitos se emocionam ao relembrar os tempos em que participavam como alunos.

Há vários anos, o ShowMed da FCMS também assumiu um compromisso com a responsabilidade social, promovendo gincanas que arrecadam diversos itens e alimentos, além de incentivar a doação de sangue para o hemonúcleo local.

Fernanda Mendes da Silva, diretora geral da edição de 2023 e aluna do 6º ano, compartilhou os resultados impressionantes da arrecadação: 12.649 medicamentos, 175 garrafas de água, 673 canetas, 198 barras de cereal, 275 brinquedos, 987 peças de vestuário e 102 doações de sangue.

Os itens foram distribuídos a várias instituições: os medicamentos foram enviados à Farmácia Comunitária Vital Brazil; materiais escolares e parte das roupas, ao Quilombo Cafundó; outras peças de vestuário, ao Coletivo Veggie de Rua; brinquedos, à Campanha de Arrecadação do Centro Acadêmico Vital Brazil; e kits para vestibular (água, canetas e barrinhas de cereais) foram destinados ao Projeto Pontes.

“A gincana cultural do ShowMed é uma tradição. Neste ano, focamos em estimular as doações de sangue e arrecadar roupas, kits pré-vestibular e escolares, brinquedos e, principalmente, medicamentos”, relata Fernanda. “Acredito que o aspecto mais importante da gincana são as doações em si, não as competições entre as séries”, ressalta.

A diretoria do ShowMed 2024 foi composta, além de Fernanda, por Eno Vinícius, Pedro Henrique Simm Pires de Aguiar, Vinícius Coelho Pereira de Souza e Isadora Lazzaretto Teixeira.



PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600