Você está em: Página inicial | Notícias | Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (Sumep) celebra 40 anos com simpósio anual

Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (Sumep) celebra 40 anos com simpósio anual


13/11/2023

A Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (Sumep) comemorou seu 40º aniversário com a realização de seu tradicional simpósio anual, promovido entre os dias 2 e 5 de outubro. A Sumep, uma entidade exclusivamente formada e dirigida por acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, celebrou a ocasião com palestras, premiações e homenagens.

Os palestrantes que compartilharam seus conhecimentos e experiências durante o evento foram as professoras-doutoras Ana Cabulon, Mariana Corinti e Juliana Georgi e os professores-doutores Gilberto Luis Castanho, Saleem Abdulralf, Sérgio Nassar, Ben-Hur Ferraz Neto, Daniel Munoz, Marlon Moda, Marcel Simis, Gustavo Zamperlini e Eduardo Guimarães Hourneaux (fundador e primeiro presidente da Sumep).

O atual presidente da Sumep, Henrique Tamer, destacou o forte vínculo da entidade e do seu congresso anual com a produção científica da FCMS, um fato bastante destacado e enaltecido por outros palestrantes e docentes.

O último dia do evento também contou com premiações, homenagens e a apresentação da diretoria que assumirá o próximo mandato de um ano.

Premiações

• Prêmio Profª. Diana Tannos - Melhor trabalho e apresentação oral na categoria Tema Livre
    o 1º lugar: Enzo Prado
    o 2º lugar: Ana Sarah Haidar
    o 3º lugar: Manoela Rayol

• Prêmio Prof. Hudson Hubner França – Melhor trabalho e apresentação oral na categoria Relato de Caso
    o 1º lugar: Camila Saori
    o 2º lugar: Juliana Bara
    o 3º lugar: Isabela Pacífico

• Prêmio Prof. Walter Edgard Maffei – Melhor trabalho e apresentação em formato pôster
    o 1º lugar: Julia Bertier Pasqualin
    o 2º lugar: Julia Schumacher
    o 3º lugar: Gabriella Di Cunto Alonso Munhoz

• Prêmio Dr. Neil Ferreira Novo – Melhor Liga
    o Liga de Ginecologia e Obstetrícia de Sorocaba Dr. Antônio Rozas

• Prêmio de Neurociências Prof. Paulo Henrique Pires de Aguiar:
    o Bruno Muzel
    o Menções honrosas:
      - 1º lugar: Vitoria Bernal Cavalcanti
      - 2º lugar: Ana de Oliveira Laub
      - 3º lugar: Vitoria Lacerda
      - 4º lugar Giulia Bassalo

Homenageados

Neste ano, os docentes homenageados foram os professores-doutores Marcus Augusto Stavale Joaquim, Hélio Carlos Bonito (falecido neste segundo semestre) e Eduardo Guimarães Hourneaux e a professora-doutora Giselle Helena Rodrigues.

Organização

A comissão organizadora foi composta pelos membros da Diretoria Executiva (os estudantes Henrique Siqueira Tamer, Vitória Bernal Cavalcanti, Lara Melo de Souza, Letícia Stefani Pacheco, Maria Clara Salles, Lucas Campos e Lucas Miranda Capossoli) e pela diretoria do 40º Congresso (Débora Cavalcanti de Arruda, Giuseppe Bortolosi de Seabra, João Pedro Zalla Bueno de Moraes, Julia Scaramal Mello, Maria Isadora Rodrigues Carlos, Ana Carolina Rios Silva, Arthur Tiemann Paião, Ana Luíza Marçalo de Tolosa e Giovanna de Freitas Sanches).

Próxima Diretoria Executiva

A próxima Diretoria da Sumep terá Débora Cavalcanti de Arruda como presidente. Os demais cargos serão ocupados por Ana Luíza Almeida de Andrade, Gabrielle Aparecida de Oliveira Silva, Isabele Cyrillo, Ana Clara Medeiros, Bruna Borin Arantes e Giuseppe Bortolosi de Seabra.

Discurso de encerramento e despedida

O encerramento oficial teve o discurso do atual presidente, Henrique Tamer. Abaixo, estão alguns trechos da sua fala.

“Gostaria de agradecer a todos que me inspiram. Não poderia deixar de citar nossos homenageados e, em especial, meu avô, dr. Júlio Tamer, que me inspira todos os dias com seu amor pela medicina e em todos os aspectos da vida, com a sabedoria que só a experiência é capaz de proporcionar. Essa influência será parte de mim para sempre.”

“Gostaria de lembrar que devemos tentar sempre ser melhores, melhores que nós mesmos, evoluindo a cada dia. Só assim poderemos honrar o legado da nossa casa, a primeira Faculdade de Medicina do interior. Afinal, não se vive de história e tradição. Na verdade, é justamente o contrário: a história e a tradição se fazem das nossas ações.”

“Caso eu tenha inspirado vocês, passado uma pequena parcela do saudosismo que tenho pela nossa casa, minha missão foi cumprida e eu fico extremamente feliz.”

“Obrigado a todos que participaram deste capítulo. Para a próxima gestão, desejo perseverança para continuar escrevendo a história da nossa instituição e da nossa faculdade.”



PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600