Você está em: Página inicial | Notícias | Vida útil do equipamento de hemodinâmica do Hospital Santa Lucinda preocupa

Vida útil do equipamento de hemodinâmica do Hospital Santa Lucinda preocupa

13/11/2023

O Hospital Santa Lucinda (HSL) é referência regional no atendimento de casos complexos de cardiologia para pacientes residentes em 48 municípios da região e atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, o principal equipamento dessa área está com sua vida útil próxima ao final. Por esta razão, a direção do HSL já iniciou um trabalho em busca de verbas parlamentares.

Na última sexta-feira (15), o deputado federal Jilmar Augustinho Tatto, o vereador Francisco França e seus assessores, e o prefeito de Piedade, Geraldo Pinto de Camargo Filho (Geraldinho), visitaram o Hospital. Lá, foram recepcionados pela coordenadora acadêmica, professora-doutora Cibele Saad Rodrigues; pelo diretor técnico, José Luiz Pimentel; pela gerente administrativa, Regina Hortensia do Amaral Menassanch; e por membros do Grupo de Captação de Recursos do HSL. A pauta do encontro foi apresentar essa necessidade e buscar o apoio desses políticos em propostas e aprovações de emendas parlamentares.

Os aparelhos de hemodinâmica permitem a realização de exames e intervenções minimamente invasivas, com baixa radiação e contraste, como, por exemplo, neurocirurgias, cirurgias vasculares, cateterismos cardíacos e angioplastias, que salvam vidas.

As articulações para a obtenção de verbas para essa finalidade têm sido constantes. “Como o valor desse equipamento é alto, estamos tentando conseguir financiamento por meio de uma emenda de bancada em prol da população de Sorocaba e região. Foi esse o assunto que tratamos recentemente com outros deputados que atuam em nossa região, como Vitor Lippi, Jefferson Alves de Campos, Simone Marquetto e, agora, Jilmar Tatto”, conta a professora-doutora Cibele.

“Na ocasião, o deputado compreendeu a importância dessa assistência aos pacientes cardiológicos e comprometeu-se a participar de uma emenda de bancada, para que possamos continuar atendendo os pacientes cobertos com recursos do SUS”, complementa.