Você está em: Página inicial | Notícias | FCMS realiza palestra especial sobre hipertensão para a comunidade

FCMS realiza palestra especial sobre hipertensão para a comunidade

14/06/2023

No dia 1º de junho, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP promoveu a palestra “Hipertensão”, ministrada pela professora-doutora Cibele Isaac Saad Rodrigues. Além de ser docente titular do Departamento de Clínica e da disciplina de Bioética, Cibele também é a coordenadora acadêmica do Hospital Santa Lucinda.

Na palestra, os alunos aprofundaram seu conhecimento sobre esta doença silenciosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Foram discutidos diversos aspectos da hipertensão, como a pressão arterial ideal, que de acordo com as Diretrizes de Hipertensão Arterial de 2020, deve ser inferior ou igual a 120 mmHg para a máxima e inferior a 80 mmHg para a mínima (o conhecido 12x8).

Além disso, foram abordadas as principais causas da doença, fatores modificantes, medicamentos que hipertensos devem evitar, as consequências da pressão arterial alta para o organismo, seus efeitos prejudiciais nos rins, como controlá-la, as oito classes de medicamentos utilizadas no seu tratamento, entre outros tópicos.