Você está em: Página inicial | Notícias | Ministério da Saúde e Anvisa lançam o Programa Nacional de Segurança do Paciente

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram, no dia 01/04/2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que visa promover ações para a segurança do paciente em todos os hospitais do território nacional.

Noticias - Imagem Rede Sentinela AnvisaNo dia 02/04/2013, o programa foi apresentado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo Presidente-Diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, aos profissionais Gerentes de Riscos das instituições integrantes da Rede Sentinela, rede esta que compõe um conjunto de hospitais coordenados pela Anvisa que atua fortemente na notificação de eventos adversos que afetam a assistência ao paciente. Segundo o Ministério da Saúde, o programa é resultado da experiência acumulada por esta rede, da qual o Hospital Santa Lucinda se orgulha em fazer parte.

O objetivo do programa é promover melhorias relativas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência destes eventos durante toda a sua estadia em uma instituição de saúde. Uma das principais ações será a implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente. Este Núcleo será uma referência dentro de cada instituição na promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas, com foco na segurança.

Noticias - Imagem maos dadasO Ministério da Saúde já colocou em consulta pública três dos seis Protocolos de Prevenção de Eventos Adversos Associado à Assistência à Saúde, os quais orientarão sobre os seguintes temas: higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos.

Ações de segurança do paciente são comuns e constantemente estimuladas na assistência aos pacientes do Hospital Santa Lucinda, por considerarmos que a realização de ações de prevenção de eventos adversos são imprescindíveis para uma assistência segura e de qualidade. Portanto, o HSL regozija-se com esta iniciativa, certo de que colaborará ainda mais para um cuidado cada vez mais seguro nas instituições de saúde brasileiras.

GERÊNCIA DE RISCO – HOSPITAL SANTA LUCINDA