Você está em: Página inicial | Notícias | Diabetes gestacional é transitório, mas merece atenção imediata

Diabetes gestacional é transitório, mas merece atenção imediata

Invariavelmente, a gestação vem acompanhada de mudanças no corpo da futura mamãe. Na maioria dos casos, estas alterações não trazem complicações: elas ajudam o corpo da mulher a carregar e nutrir uma nova vida em seu ventre.

Porém, alguns casos pontuais precisam de atenção. Um deles é o diabetes gestacional.

Esta condição é transitória, mas exige acompanhamento médico, para não trazer problemas para a mamãe e seu bebê.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, esta doença acomete em torno de 14% das gestantes. Trata-se da intolerância a carboidratos (açúcares), sem que a paciente tenha diagnóstico prévio de diabetes.

Este quadro merece atenção e cuidado, pois se torna um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica após o parto. Por isso, não descuide do acompanhamento pré-natal. Ele deve começar assim que você descobrir a gravidez. É um direito de toda gestante, podendo ser realizado nos postos de saúde, hospitais ou clínicas.

No link a seguir, você pode consultar orientações de especialistas sobre como lidar com o diabetes gestacional, dicas nutricionais, como verificar os níveis de glicose e quais cuidados devem ser tomados após o bebê nascer: https://bityl.co/Az0A

 

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600