Você está em: Página inicial | Notícias | PUC-SP celebrou os 55 anos da Farmácia Comunitária Vital Brazil com programação especial

24/05/2022

PUC-SP Em Pauta - Notas e notícias da universidade para a imprensa

Na manhã de 13 de maio, uma programação especial marcou as celebrações pelos 55 anos da Farmácia Comunitária Vital Brazil. O espaço oferece medicamentos de forma gratuita à população da região de Sorocaba e foi criado pela comunidade acadêmica do curso de Medicina da PUC-SP em 1967. Em outubro de 2002, ganhou o apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso), passando a atuar como Farmácia Universitária.

O evento de comemoração foi realizado no auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. Estiveram presentes o docente e diretor-adjunto da FCMS, Ulisses Del Nero; o pró-reitor de Graduação e Assuntos Estudantis da Uniso, Fernando de Sá Del Fiol; a farmacêutica Fâni Ribeiro; o presidente do Centro Acadêmico Vital Brazil (gestão 2021-2022), Gianluca Feres Staniscia; entre outros alunos, professores e convidados.

“O que me impressiona muito é a estrutura da Farmácia Comunitária”, elogiou Ulisses Del Nero. “Agradeço à Uniso pela parceria, assim como aos alunos e professores da PUC-SP.”

Durante a abertura, as estudantes Ana Laura de Souza Braatz Müzel, da Turma LXX de Medicina, e Marcelle Rigonatti Guimarães, da Turma LXXI, apresentaram um histórico da entidade e informações importantes sobre seu funcionamento.

De acordo com Ana Laura, “todo o estoque disponível é doado pelos próprios pacientes, pelos estudantes e pelos profissionais da saúde, que têm consciência de sua responsabilidade social e da necessidade de cuidar do meio ambiente”.

Ela pontuou: “Agradecemos imensamente às primeiras turmas de alunos da Medicina da PUC-SP, que tiveram a iniciativa de começar esse trabalho social e voluntário, o qual beneficia e impacta, até hoje, a vida de muitas pessoas. Agradecemos, ainda, pela parceria das instituições que deram continuidade ao trabalho destes alunos, possibilitando 55 anos de história”.

Gianluca, por sua vez, relembrou como ele conheceu o trabalho da Farmácia Comunitária. “Em 2020, no primeiro dia em que vim a Sorocaba, lembro que o Centro Acadêmico fez uma apresentação e comentou sobre a possibilidade de um estágio na ‘Farmacinha’. Na mesma hora, tive a certeza de que era isso o que eu queria fazer.”

“Creio que a Farmácia seja um projeto vitorioso”, celebrou Fernando de Sá. “Ela surgiu do espírito empreendedor e comunitário dos alunos de 55 anos atrás. [De lá para cá], mais de um milhão de pessoas já foram atendidas”, reforçou.

Ao final da cerimônia, foi aberto espaço para que convidados subissem ao palco para discursar. Em seguida, os presentes seguiram para a Farmácia – localizada num prédio vizinho – para participar da benção em ação de graças, presidida pelo padre Rodolfo Gasparini Morbiolo.

Sobre a Farmácia Comunitária Vital Brazil

A Farmácia Comunitária Vital Brazil é reconhecida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e mantém sua variedade e quantidade de medicamentos por meio de doações e campanhas de arrecadação.

Doações podem ser feitas nos campi da FCMS da PUC-SP e da Uniso, além do Colégio Dom Aguirre. Os produtos devem estar bem embalados, em perfeito estado de conservação e dentro da validade, com vencimento a partir do mês seguinte. As cartelas de comprimidos das quais já foram retiradas uma ou mais unidades também são aceitas. Já os medicamentos líquidos, como xaropes, soluções ou pomadas, devem vir com o lacre do fabricante.

O espaço funciona no prédio anexo ao campus da PUC-SP (Rua Doutor Seme Stefano, Jardim Vergueiro). A farmácia presta atendimento às segundas, terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30, e às quartas, das 8h30 às 11h. Os interessados devem retirar senha na portaria, apresentar receita médica e documento de identidade do paciente.