Você está em: Página inicial | Notícias | Liga de Emergência e Trauma da PUC-SP promove Curso de Primeiros Socorros para Ciclistas

Liga de Emergência e Trauma da PUC-SP promove Curso de Primeiros Socorros para Ciclistas


25/05/2023

Com o objetivo de prover aos ciclistas conhecimentos básicos em primeiros socorros, aumentando a segurança em seus percursos, a Liga de Emergência e Trauma da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP promoveu, no dia 21 de maio, o Curso de Primeiros Socorros para Ciclistas. Realizada no Anfiteatro Doutor Cássio Rosa, a aula instruiu os participantes em ressuscitação cardiopulmonar, manobra para desobstrução de vias aéreas, controle de hemorragias e imobilização de fraturas.

A iniciativa integra o Projeto Ciclovida, concebido em alusão ao Maio Amarelo, campanha voltada para a prevenção de traumas no trânsito. A ação contou com o respaldo da Urbes – Trânsito e Transportes e do Centro de Treinamento em Emergência Eagle.

Convidado para o curso, o grupo de ciclistas Boranóis Pedal ABC, sediado em Santo André (SP), esteve representado por 15 membros de sua equipe de apoio, responsáveis pela segurança e organização durante os passeios semanais (de 25 quilômetros) e as cicloviagens (com percursos de até 200 quilômetros).

O curso foi conduzido por Valdinei Falco, subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e palestrante com mais de 15 anos de experiência na área educacional de formação de bombeiros. Além dele, o professor-doutor José Mauro da Silva Rodrigues e as estudantes de Medicina do quarto ano Camila Saori Okida e Camila Cassillo (respectivamente, presidente e vice-presidente da Liga) ministraram outras aulas.

Para reforçar o conteúdo ensinado, foram promovidas atividades práticas. Nesses momentos, os demais diretores e membros da Liga atuaram como monitores, orientando e auxiliando os ciclistas convidados.

Essa iniciativa alinha-se ao objetivo da Liga de agir como agentes multiplicadores de conhecimento, educando o público leigo sobre o tema e contribuindo para a prevenção de acidentes no trânsito.




PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600