Você está em: Página inicial | Notícias | Novos alunos de Medicina assistem às palestras sobre a importância de doar sangue e sobre suporte básico à vida

28/02/2023

Na tarde de 14 de fevereiro, os novos alunos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP assistiram às apresentações dos professores-doutores Marcelo Gil Cliquet e André Aleixo.

Gil Cliquet é docente da FCMS e apresentou um panorama sobre o ato de doar sangue. Ele abordou tanto os aspectos da consciência que cada cidadão deve ter sobre o tema quanto os fatores ligados à hematologia, abordados no 4º ano do curso. A palestra antecedeu a doação de sangue que os novos alunos fizeram no dia seguinte (15), junto ao Banco de Sangue do Hemonúcleo de Sorocaba.

A seguir, a presidente e a secretária da Liga de Hematologia do curso de Medicina – respectivamente, Manoela Mesquita Rayol e Isadora Medina Simião dos Santos – apresentaram-se aos novos colegas, reforçaram a importância do comparecimento na manhã seguinte e lembraram que, com a proximidade do Carnaval, aumenta a necessidade de um maior estoque nos bancos de sangue, pois o número de acidentes automobilísticos tende a ser superior à média.

Já o professor-doutor André Aleixo, também docente da FCMS e ex-coordenador do Samu de Sorocaba, contou sobre sua trajetória enquanto estudante e, na sequência, explicou a necessidade de dominar os primeiros-socorros. Nesse sentido, falou sobre as paradas cardiorrespiratórias, ressuscitação cardiopulmonar, entre outros.

“Anteriormente, Cristiano já havia visitado o HSL para conhecer de perto o nosso trabalho. Na ocasião, ficou impressionado com o que viu”, relata a coordenadora acadêmica. “Estamos muito felizes, pois será possível aumentar nossa produção nessa área [de cirurgias eletivas]. Esperamos que as verbas que os vereadores destinaram ao Hospital cheguem, de fato, até nós, para que possamos fazer o que eles nos pediram: servir aos moradores da cidade.”

Carlos complementa: “Quero destacar a importância do GCR e da relação do HSL com a Câmara Municipal de Sorocaba. Esta aproximação é fundamental, pois possibilita que a população seja ouvida”.

Segundo ele, os primeiros-socorros são um conjunto de comportamentos e atitudes que visam à redução da morbilidade e mortalidade, ao alívio do sofrimento, à prevenção de outras doenças (ou de seu agravo) e à promoção da recuperação. Eles podem ser iniciados por qualquer pessoa, inclusive pela própria vítima.