Você está em: Página inicial | Notícias | Animais de estimação: fonte de amor incondicional e, ocasionalmente, de doenças

Animais de estimação: fonte de amor incondicional e, ocasionalmente, de doenças


27/06/2023

Estima-se que mais da metade dos lares brasileiros abriguem pelo menos um animal de estimação. Os pets são membros amados da família, proporcionando companhia, conforto e, muitas vezes, uma boa dose de entretenimento. No entanto, sem os cuidados adequados, eles também podem se tornar uma fonte inesperada de doenças.

“Erros comuns na sua criação podem facilitar a transmissão de uma série de doenças, conhecidas como zoonoses, que afetam tanto os animais quanto os humanos”, esclarece Marcos Vinícius da Silva, docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP e responsável pelo Ambulatório de Doenças Tropicais e Zoonoses do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Existem mais de 200 condições de saúde que se encaixam no conceito de zoonoses. Cerca de seis em cada 10 doenças infecciosas que acometem as pessoas são transmitidas a partir dos animais, incluindo os domésticos.

Abaixo, elencamos os quatro erros mais comuns que podem favorecer a disseminação de zoonoses:

1. Alimentação inadequada: embora possa ser tentador compartilhar um lanche com seu pet, a alimentação humana pode não ser adequada para eles. Alimentos processados, chocolate, uvas e cebola são exemplos de produtos que são tóxicos para cães e gatos. Além disso, ao ingerir restos de comida, eles ficam expostos a bactérias e parasitas.

2. Falta de cuidados de higiene: a limpeza regular do bichinho de estimação e do ambiente onde ele vive é essencial. Isso inclui a higienização regular de tigelas de comida e água, das caixas de areia para gatos e das gaiolas dos pássaros.

3. Falta de vacinação e desparasitação: enquanto as vacinas protegem contra diversas doenças graves, a desparasitação ajuda a manter os animais livres de parasitas internos e externos.

4. Contato próximo demais: ainda que o contato com animais de estimação possa ser reconfortante, ele também pode levar à transmissão de doenças. Isso inclui permitir que os pets durmam na mesma cama que seus donos ou compartilhem utensílios de cozinha.

“Apesar de esses erros serem comuns, eles são facilmente evitáveis com a devida educação e conscientização”, garante o professor Marcos Vinícius. “O bem-estar dos nossos animais depende inteiramente de nós, portanto, é nosso dever garantir que eles recebam o cuidado e a atenção adequados.”


PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600