Você está em: Página inicial | Notícias | Recém-aprovados nos cursos de Medicina e Enfermagem oferecem café da manhã para pacientes e acompanhantes do CHS

28/02/2023

Logo nas primeiras horas da manhã de 17 de fevereiro, os novos ingressos e os veteranos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP se reuniram para oferecer um café da manhã completo às pessoas que aguardavam por exames e consultas médicas no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A atividade aconteceu a partir das 7 horas, no salão da Paróquia São Lucas (vizinha ao campus).

Quem também marcou presença foi o grupo Pucalhaços, formado por alunos de Medicina que desempenham uma ação solidária ao longo do ano, visitando asilos, creches e pacientes internados nos hospitais da cidade.

A primeiranista Taynara de Almeida Castanho aprovou a iniciativa: “Na minha cidade [Bom Sucesso de Itararé], nunca tivemos algo assim. É muito legal participar de um evento como este, porque ajuda a formar um médico mais humanizado, mais próximo da comunidade”.

Elogios também foram tecidos por João Otavio Lima Oliveira, integrante dos Pucalhaços e aluno do 4º ano. “Este é o primeiro Café da Manhã Solidário realizado desde a pandemia da Covid-19. Acho uma iniciativa muito importante, afinal, é uma oportunidade de os novos alunos terem contato com os ‘Pucas’ e com todo o projeto de voluntariado e humanização.”

Amanda Moreira Peixinho, do 3º ano, declarou: “É muito legal esta ideia. Vim como parte do Centro Acadêmico Vital Brazil, para ajudar no que for preciso. Estou muito feliz por todos terem vindo. É fundamental que nós, como médicos, não olhemos apenas para nós, para nossos estudos. Precisamos sair um pouco dessa ‘bolha’ da Medicina e nos preocuparmos com o próximo. Essa será nossa profissão para o resto da vida, então, é bom que comecemos a exercitar isso agora, na faculdade”.