Você está em: Página inicial | Notícias | Primeiranistas da FCMS doam sangue no Hemonúcleo de Sorocaba

Primeiranistas da FCMS doam sangue no Hemonúcleo de Sorocaba

28/02/2023

Os novos alunos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP realizaram uma ação social na manhã de 14 de fevereiro. Os primeiranistas doaram sangue ao Hemonúcleo de Sorocaba, como parte da programação de recepção e boas-vindas, desenvolvida anualmente pela instituição de ensino.

O gesto coincidiu, ainda, com a proximidade do feriado de Carnaval, quando a população tende a se ausentar dos hemocentros e os estoques atingem níveis críticos.

A primeiranista Taynara de Almeida Castanho aprovou a iniciativa: “Na minha cidade [Bom Sucesso de Itararé], nunca tivemos algo assim. É muito legal participar de um evento como este, porque ajuda a formar um médico mais humanizado, mais próximo da comunidade”.

O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma), beneficiando, assim, mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.

Para doar sangue, é necessário:

• levar documento oficial de identidade com foto;

• estar em bom estado de saúde;

• ter entre 16 e 69 anos;

• pesar mais de 50 Kg;

• fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;

• não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores

• evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação;

• evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.

Mais informações podem ser obtidas no site www.colsan.org.br.