Você está em: Página inicial | Notícias | Estudo traz nova esperança para tratamento de câncer em crianças

Estudo traz nova esperança para tratamento de câncer em crianças

Um estudo inédito da Universidade de Cambridge (Reino Unido) pode trazer nova esperança para a oncologia pediátrica.

A pesquisa envolveu 36 crianças e realizou o sequenciamento do genoma tanto do tumor quanto dos pacientes, a fim de estabelecer o melhor tratamento. Por meio da análise genética, foi possível obter informações valiosas sobre a doença – tanto que, ao fim do processo, quatro diagnósticos foram alterados.

A leitura completa do DNA permitiu descobrir sobre o curso provável da doença em oito indivíduos e alertou para possíveis razões hereditárias de dois tumores. Por ser bastante complexo, este trabalho pode levar até três meses para ser concluído.

As crianças com câncer passam por tratamentos extenuantes. Mesmo quando eles são bem-sucedidos, deixam efeitos colaterais que podem durar por anos. “É vital encontrar maneiras de adequar as terapias para o indivíduo e, para isso, o sequenciamento do genoma inteiro é uma virada de jogo”, explica Sheona Scales, responsável pediátrica do Cancer Research UK.