Você está em: Página inicial | Notícias | Aula inaugural Programa de Residência Médica
Nota

Aula inaugural Programa de Residência Médica

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional.

Foi realizada no dia 7/4, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, em Sorocaba, a aula inaugural dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde. Mais de 100 estudantes prestigiaram o evento, que contou com a participação do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, e do secretário municipal da Saúde, Armando Raggio. Também estiveram presentes professores dos programas, dos quais a PUC-SP faz parte, diretores de área e coordenadores da Secretaria Municipal da Saúde. A mesa solene foi composta pela vice-prefeita, secretária municipal de Desenvolvimento Social e docente da PUC-SP, Edith Maria Di Giorgi; pelo vereador José Francisco Martinez; pelo vice-reitor da PUC-SP, José Eduardo Martinez, e pelo reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Fernando Del Fiol.

Durante a abertura da aula inaugural, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio declarou que a instalação dos programas é resultado de um seríssimo e inédito trabalho de planejamento da Prefeitura. “Estamos plantando um marco não apenas na história da Saúde Pública de Sorocaba, mas no terreno mais amplo da municipalização dos serviços públicos de saúde do Brasil”. Segundo Armando Raggio, a atuação de residentes nas unidades da rede municipal de saúde trará benefícios à população. “A curto e médio prazo, a população vai perceber as mudanças. A instalação dos programas de residência significa uma revitalização da rede de atenção básica do município, formada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que brevemente serão convertidas em Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais)”, explicou.

Durante a programação, além de mesas de debate, o médico Charles Tesser, professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrou a palestra “Formação especializada em saúde e estruturação do SUS no Brasil: vazios, tabus e desafios”. Já o tema “Integração ensino - serviço – comunidade sob as diretrizes do SUS” foi abordado pelo médico Nelson Rodrigues dos Santos, professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa).



PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600