Você está em: Página inicial | Notícias | Campanha incentiva a amamentação natural
Nota

Campanha incentiva a amamentação natural

Combater a desnutrição infantil é um dos propósitos da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Fonte: Assessoria de Imprensa Institucional.

A pediatra Ana Carolina Gomes orienta Ariana Pinto Pereira, 29 anos, sobre os benefícios da amamentação para o seu filho recém-nascido. (Jornal Cruzeiro do Sul).

O leite materno, além de ser o alimento ideal para o bebê, contribui para que a criança cresça saudável e livre de futuras doenças, como o câncer. Combater a desnutrição infantil é um dos propósitos da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que se inicia hoje e segue até a próxima quinta-feira, com o tema "Amamentação: um ganho para toda vida". A semana acontece para comemorar o Dia Mundial do Aleitamento Materno, celebrado hoje, 1º de agosto, com o objetivo de promover o exercício da amamentação natural. Segundo a pediatra Ana Carolina Gomes, o leite materno, além de ser o alimento mais saudável para a criança recém-nascida, é a melhor maneira da mãe manter o vínculo com o filho. "Amor é a melhor palavra para definir esse ato. A amamentação proporciona paz, tranquilidade, segurança e conforto para o bebê."

Para a operadora de caixa Ariana Pinto Pereira, 29 anos, que está amamentando o primeiro filho de poucos dias de vida, o sentimento é sensacional. "É maravilhoso amamentar um pedacinho de mim. É uma alegria muito grande saber que eu tenho tudo que o meu bebê precisa", diz, emocionada. "Isso é importante para a saúde da criança. Assim posso evitar que meu filho fique doente", completa.

Anticorpos
A principal diferença entre o leite materno e os industrializados são os anticorpos que ele oferece, conta a médica. "O leite fornece lipídios, proteínas, vitaminas e outros nutrientes que o bebê precisa para crescer saudável. A composição do leite materno se altera conforme as necessidades do bebê. Isso é impossível fazer de forma artificial, além do modo natural ser mais econômico", explica a especialista. A pediatra diz que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a criança seja amamentada pelo leite materno durante dois anos, nos primeiros seis meses com o aleitamento exclusivo e o restante do período complementado com a dieta. "Mas infelizmente não é isso que ocorre. A amamentação no tempo indicado aumenta a segurança no vínculo materno, protege contra o câncer e outras doenças, inclusive na idade adulta, diminui o risco de desnutrição infantil e aumenta o Quociente Emocional (QE) e o Quociente de Inteligência (QI)", destaca.

A especialista afirma que a campanha da amamentação é essencial e sempre traz bons resultados. "A amamentação é um ato singelo e sublime ao mesmo tempo. A campanha é uma forma de chamar a atenção para esse ato. É preciso estimular os profissionais da saúde e as mães para compreender a importância do leite materno", diz. "Amamentar não é fácil, mas é muito gratificante, tanto para a mãe quanto para o bebê. Para isso, a mulher tem que querer e conhecer a importância", ressalta.

Segunda a pediatra, um incentivo para a amamentação durante o período indicado é a licença maternidade. "Um fator que também colabora para que o período de amamentação ideal não seja cumprido é o emprego. As mulheres não têm os seis meses de licença que precisam para amamentar o bebê. Isso dificulta bastante a amamentação". Na impossibilidade de amamentação, a especialista indica que a mãe procure um médico pediatra para identificar o problema.

A Semana
Criada em 1948, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) promove ações voltadas para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento das crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde a criação da data, atua nas causas relacionadas à mortalidade infantil e de promoção do aleitamento. Com o objetivo de difundir informações e promover o alcance de metas para o aleitamento materno, em 1991 foi criada a Aliança Mundial de Ações Pró-amamentação (sigla em inglês WABA) e instituída no ano seguinte a Semana Mundial. No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999. (Supervisão: Cida Vida) Palestras orientarão mães e gestantes

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno várias cidades organizaram programações especiais. Em Sorocaba, haverá atividades visando orientar e informar mães e gestantes. A abertura da semana acontece hoje, às 8h, no auditório do Bloco D da Universidade Paulista (Unip). O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Ses), em parceria com o Hospital Santa Lucinda, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e Santa Casa de Sorocaba. A programação será aberta ao público e reunirá profissionais da saúde. Durante o encontro, haverá palestras com os temas: Metas da Semana Mundial de Aleitamento Materno, Nutrição: Aleitamento Materno; Atendimento Materno Infantil; Programa RN de Risco e Bebê Saudável; Saúde Materna e Orientações aos Cuidados com as Mamas e suas Complicações.

Entre segunda e quarta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade também terão programação especial para celebrar a data. Durante os três dias, haverá palestras educativas, rodas de conversa, distribuição de fôlderes informativos e exposições sobre o tema. Algumas UBSs realizarão ações diárias, como as unidades localizadas no Cerrado, Brigadeiro Tobias, Maria do Carmo, Wanel Ville e Simus.

Votorantim
Em Votorantim, a programação começa hoje e segue até a próxima sexta-feira. O evento conta com palestras, atendimentos, momentos de amamentação e várias ações que serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Cada UBS preparou a sua programação com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância do leite materno para o crescimento dos bebês e os benefícios que essa prática proporciona. A ação vai esclarecer dúvidas, orientar as gestantes sobre a amamentação, auxiliar quem apresenta dificuldades e confraternizar com mulheres que já amamentam seus filhos.

No encerramento, será realizado um encontro entre os profissionais da saúde que vai ocorrer no dia 8 de agosto, às 8h, na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), com o tema "Intercorrências no período de aleitamento". O evento visa reforçar conceitos para que os profissionais possam incentivar e auxiliar as mulheres quanto ao aleitamento natural. (J.N.)

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600