Você está em: Página inicial | Notícias | Ministério da Saúde identifica 300 crianças com hanseníase
Nota

Ministério da Saúde identifica 300 crianças com hanseníase

Campanha educativa para combater a doença, que tem cura, é lançada no País.

Por: Diário de Sorocaba.

Crédito – Agência Brasil.

O Ministério da Saúde identificou 300 crianças e adolescentes com hanseníase em escolas públicas de todo o País no ano passado. De acordo com a pasta, o conjunto de diagnósticos é resultado de campanha desenvolvida para verificar casos suspeitos e promover o tratamento coletivo da doença em 852 municípios considerados prioritários.

O objetivo do governo foi detectar novos casos de hanseníase entre menores de 15 anos e, a partir disso, identificar famílias e comunidades onde há adultos portadores da doença, que podem ter sido a fonte de infecção das crianças. Segundo o ministério, um caso de hanseníase em criança significa que há um adulto próximo doente e ainda sem diagnóstico e tratamento.

Ao todo, 3,8 milhões de alunos foram submetidos ao exame inicial para a detecção da enfermidade. Destes, 243 mil foram encaminhados para avaliação em unidades de Saúde. As cidades que participaram da campanha foram escolhidas entre as de maior incidência de casos, alcançando todos os Estados.

Ainda de acordo com a pasta, foi feito também um tratamento coletivo para verminose, que alcançou 2,8 milhões de pequenos em idade escolar. Uma nova campanha nos colégios está prevista para o primeiro semestre deste ano em um total de mil municípios.

COMBATE À DOENÇA - O Ministério da Saúde lançou campanha educativa de combate à hanseníase. Com o lema “Hanseníase Tem Cura”, a iniciativa orienta profissionais de Saúde na identificação dos sinais e sintomas, visando ao diagnóstico precoce da doença.

De acordo com Ministério, as ações serão concentradas em todas as capitais e em cidades com mais de 100 mil habitantes localizadas na Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e também na Baixada Fluminense, nas regiões metropolitanas de São Paulo e de Belo Horizonte e no norte de Minas Gerais. As áreas são consideradas prioritárias por concentrarem a maioria dos casos de hanseníase no Brasil. Serão divulgados materiais como cartazes, gravações de rádio, outdoors e campanhas na internet para a população em geral e um e-mail informativo para profissionais de Saúde.



PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600