Você está em: Página inicial | Notícias | Curso sobre reconstrução extra-articular ...

Curso sobre reconstrução extra-articular nas instabilidades anteriores do joelho foi realizado no campus Sorocaba


No último 15 de março, o Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, chefiado pelo professor-doutor Edie Caetano e coordenado pelo professor-doutor Julio Gali, realizou o curso “Reconstruções Extra-articulares nas Instabilidades Anteriores do Joelho”.

Segundo o professor Julio Gali, “este foi, provavelmente, o primeiro curso teórico-prático no Brasil enfocando as instabilidades combinadas do cruzado anterior e do complexo anterolateral do joelho”. Ele afirmou que “o sucesso de sua realização se deve ao esforço coletivo”.

O objetivo do curso foi familiarizar o cirurgião com as indicações, detalhes técnicos e reabilitação das reconstruções extra-articulares nas instabilidades anteriores do joelho, já que, nos últimos anos, publicações internacionais de alto padrão de qualidade têm indicado, em determinadas situações, a associação de reforço extra-articular às reconstruções primárias do ligamento cruzado anterior e também nas cirurgias de revisão.

Coube ao professor Edie Caetano a abertura do curso. Em seguida, seguiram-se aulas, com os respectivos palestrantes:

  • Histórico das reconstruções extra-articulares e a Fratura de Segond - Dr. Tyago Araujo Almeida;

  • Bases anatômicas e biomecânicas para a reconstrução extra-articular - Dr. Danilo Bordini Camargo;

  • Anatomia do trato iliotibial distal e sua importância nas instabilidades anterolaterais do joelho - Dr. Eduardo Luís Cruells Vieira;

  • Exames de imagem nas lesões do ligamento anterolateral - Dr. Samir Alexandre Nassar;

  • Diagnóstico das lesões do LAL, indicações das reconstruções extra-articulares e técnicas cirúrgicas - Dr. Phelipe Augusto Cintra da Silva;

  • Atualização científica das reconstruções extra-articulares - Prof. Dr. Julio Cesar Gali.

  • Posteriormente, no Laboratório de Técnicas Cirúrgicas, os participantes realizaram dois tipos de reconstruções extra-articulares em peças de cadáveres, sob orientação dos monitores, os doutores Danilo Bordini Camargo, Eduardo Luís Cruells Vieira e Phelipe Augusto Cintra da Silva, assim como sob a supervisão do professor Julio Cesar Gali. A coordenação do laboratório foi do doutor Marcos Felipe Marques e da doutora Cristina Schmitt H. Cavalheiro.




         
         
         
         
         
         

    PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

    Hospital Santa Lucinda
    Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
    Sorocaba - SP | ver mapa de localização

    Telefone: (15) 3212.9900
    FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600