Você está em: Página inicial | Notícias | Desidratação provoca 592 internações em Sorocaba
Nota

Desidratação provoca 592 internações em Sorocaba

Em todo o Estado foram 10.033 vítimas e 473 óbitos no mesmo período

Por: Jornal Cruzeiro do Sul.

Médico infectologista Carlos Alberto Lazar alerta para os riscos das altas temperaturas. (Crédito: Emídio Marques/Jornal Cruzeiro do Sul).

O verão ainda não começou, mas, com o aumento da temperatura, alguns cuidados com a saúde já devem ser tomados. A precaução é devida, principalmente, pelo risco de desidratação no calor. A perda de líquido no corpo foi responsável por 592 internações, apenas na região de Sorocaba, entre janeiro a dezembro de 2012. Ainda segundo o levantamento da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo 10.033 internações e 473 óbitos foram registrados, no mesmo período, em todo o Estado. Só no primeiro semestre de 2013, foram 4.449 vítimas de desidratação, sendo as crianças de até 4 anos e os idosos os maiores afetados. Em média, 25 pessoas são internadas pelo SUS, na capital.

Os sinais mais comuns da desidratação em crianças são diarreia e vômito. Em alguns casos até mesmo uma febre alta pode gerar a desidratação, explica o professor coordenador da disciplina de Moléstias Infecciosas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Alberto Lazar, "O corpo humano perde água através do suor, respiração, lágrimas, urina e fezes, principalmente no calor; por isso, a ingestão de líquidos é extremamente necessária". Em casos mais graves a intervenção médica é indispensável. "Se medidas caseiras não resolverem os sintomas, é recomendável procurar um médico, principalmente no caso de crianças".

A prática de exercícios numa situação de desidratação também oferece o risco de uma hipertermia. O aquecimento excessivo do corpo causa uma desnaturação das proteínas, como as enzimas, prejudicando o metabolismo, dificultando processos importantes de gerar energia. "A desidratação pode levar a um aumento dos batimentos cardíacos, diminuir a concentração, a capacidade de raciocínio e os reflexos", alerta o médico. A orientação para se evitar a desidratação é manter uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas, além do consumo de água, sucos naturais e até mesmo água de coco em grande quantidade no decorrer do dia. Também deve-se evitar a exposição ao sol e optar por fazer exercícios físicos em horários de menos calor.


PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600