Você está em: Página inicial | Notícias | Dia do Anestesiologista

Dia do Anestesiologista

Para homenagear todos os anestesiologistas, decidimos representá-los nas figuras de dois profissionais da especialidade e que ajudaram a construir a história deste hospital: a doutora Kleber e o doutor Tito. Abaixo, você conhecerá um pouco da linda história desses dois ícones da Faculdade de Medicina da PUC-SP e do Hospital Santa Lucinda.

Dra. Kleber

Nascida em Sorocaba, a doutora Kleber Tavares Rocha formou-se pela primeira turma da Faculdade de Medicina da PUC-SP. Logo após, iniciou sua carreira acadêmica na própria Universidade e, anos depois, tornou-se professora titular da disciplina. Foi a primeira médica dessa especialidade na cidade. “A anestesiologia é uma das áreas mais difíceis da medicina”, afirma. Para quem pretende seguir a especialidade ela orienta: “É preciso coragem, pois a luta é grande e exige um profundo respeito humano”.

Dr. Tito

O também sorocabano Alberto Miguel Saker ou, simplesmente, ‘Doutor Tito’, como é mais conhecido, formou-se na Faculdade Federal do Paraná, em 1955. Durante quase 30 anos, foi assistente da cadeira de Farmacologia da Faculdade de Medicina da PUC-SP. “Minha vida profissional foi construída no ‘Santa Lucinda’”, diz com orgulho. “No começo, as pessoas tinham medo dos profissionais novos, mas houve uma necessidade e me aceitaram no serviço” recorda. Para ele, o anestesista deve ter, acima de tudo, autoconfiança. “A confiança em sua capacidade representa 50%, o restante deve vir do paciente.”