 |
As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo, afetando anualmente 17 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS. Até o ano de 2030 a estimativa é de um total de 23,6 milhões de mortes por doenças do coração.
No Brasil são mais de 300 mil mortes por ano decorrentes de problemas do coração. Segundo o médico cardiologista e coordenador da área de cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, PUC-SP (campus Sorocaba), José Roberto Maiello, os principais fatores de risco para desenvolver doenças cardíacas são o tabagismo, colesterol elevado, hipertensão, diabetes, sedentarismo, obesidade, aumento da circunferência abdominal, hereditariedade, idade e alimentação inadequada.
Maiello destaca que os sintomas mais frequentes das doenças cardíacas são as dores no peito, em aperto ou em queimação; suor excessivo; palpitações; inchaço; falta de ar aos esforços; tonturas e fadiga. Ele destaca que a melhor forma de evitar problemas no coração é prevenir, “manter uma rotina que inclua exercícios físicos regularmente na maioria dos dias da semana, uma alimentação balanceada, com baixo consumo de gorduras e sal, além do controle dos fatores de risco e de doenças como pressão alta, obesidade e diabetes”.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere seis passos que ajudam a garantir o controle dos fatores de risco:
1. Tenha uma alimentação saudável.
2. Não fique parado! Movimente-se!
3. Livre-se do cigarro!
4. Mantenha um peso saudável.
5. Conheça seus números! (Pressão, Glicemia, Colesterol).
6. Limite à ingestão de álcool.
Maiello lembra que a melhor forma de começar a seguir os passos sugeridos pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é fazer um de cada vez, “inicie com o que julgar mais fácil e vá incorporando novos hábitos com o tempo”.