Você está em: Página inicial | Notícias | O risco dos termogênicos
Hospital Santa Lucinda - Foto Externa

DIA DO OBSTETRA

'Mesmo após 20 anos de profissão, ainda me emociono com os partos'

As palavras são de Tânia Regina Padovani, coordenadora médica da maternidade do Hospital Santa Lucinda (HSL), referência na cidade. No Dia do Obstetra, comemorado no dia 12, a especialista falou sobre as alegrias da profissão e o desafio de zelar por duas vidas em um mesmo procedimento.

Tânia realiza partos há mais de 20 anos e revela porque escolheu esta área. "É uma especialidade que envolve a medicina propriamente dita e a questão humanitária, ou seja, o dever de cuidar da vida do outro com muita responsabilidade", diz.

A médica afirma que até hoje, mesmo após duas décadas de experiência, vez ou outra se emociona durante os partos. "Mesmo depois de tanto tempo, às vezes me pego realizando um procedimento com lágrimas nos olhos, é uma sensação incrível."

Segundo Tânia, que é especialista pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, para exercer a profissão é preciso, antes de mais nada, gostar do ser humano. "Tem de gostar de gente, ser forte, determinado e nunca se esquecer de que duas vidas estarão em suas mãos. Além disso, é preciso tomar decisões rápidas e saber que nem sempre as coisas saem como planejado", recorda a médica que, numa conta aproximada, calcula que realizou até hoje mais de três mil partos.

'É preciso entender o momento da gestante'

O médico obstetra Wilton Cassillo, que também coordena a maternidade do HSL, afirma que é necessário saber lidar com a ansiedade da família neste que é um dos momentos mais importantes da vida. "A emoção é sempre grande, tanto por parte da família quanto da equipe médica. É, afinal, um momento muito esperado por todos."

De acordo com Wilton, o obstetra precisa conduzir o processo da forma mais tranquila possível, do pré ao pós natal. Ele recorda, ainda, a importância do atendimento humanizado. "É preciso entender o momento da paciente e saber que cada pessoa é única, de modo que ela receba uma atenção individualizada conforme suas necessidades e expectativas. A gestante precisa se sentir acolhida e segura no ambiente hospitalar. É por isso que temos a reputação de uma maternidade de excelência", enfatiza.

PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600