Você está em: Página inicial | Notícias | Dia Mundial do Diabetes
Nota

Dia Mundial do Diabetes

Por: Assessoria de Comunicação Institucional – PUC-SP

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica que está relacionada com o aumento da taxa de açúcar no sangue. É considerado diabético quem possui taxa de glicose no sangue igual ou maior que 126mg/dl; na maioria dos casos é necessária a realização de dois exames.

Diversos levantamentos realizados no Brasil demonstram uma prevalência (número de casos) elevada, em torno de 8 a 10% na população adulta. A incidência aumenta com a idade. Na maioria dos casos é uma doença silenciosa e cerca de metade dos doentes não apresenta qualquer sintoma. Afirma-se ainda que, no diagnóstico em adultos, o paciente já tem a doença há cerca de cinco anos; muitas vezes, quando o diagnóstico é feito, o paciente já apresenta complicações da doença. 

Existem dois tipos de Diabetes Mellitus: 

Tipo 1 – crianças, adolescentes e adultos jovens (5 a 10% dos casos)
Tipo 2 – adulto com idade a partir de 35 anos (90 a 95% dos casos) 

A doença atinge jovens, adultos, idosos, pessoas de ambos os sexos, de todas as raças e de qualquer padrão social. 

Complicações: lesões dos rins, da retina, dos vasos sanguíneos, coração e cérebro. O Diabetes Mellitus é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, entre elas infarto e derrame que, quando não levam à morte, podem prejudicar muito a qualidade de vida das pessoas. O paciente diabético deve fazer acompanhamento médico, realizar seus exames periódicos e tomar regularmente a medicação, sempre sob supervisão médica. Em alguns casos algumas medidas não medicamentosas são suficientes para prevenir e controlar o Diabetes. Recomendação: redução de peso corporal, atividade física regular, (cerca de 30 minutos de caminhada, pelo menos 5 vezes por semana), redução ou fim de bebidas alcoólicas e controle adequado do colesterol e do triglicerides. Evitar açúcar livre (açúcar comum, bala, mel, chocolate etc.). Importante: cerca de 50% dos pacientes diabéticos apresentam hipertensão arterial, daí o aumento do risco de doenças cardiovasculares no paciente diabético. Quem é diabético também deve reduzir a ingestão de sal na alimentação. 



PUC-SP | Fundação São Paulo - logo

Hospital Santa Lucinda
Rua Cláudio Manoel da Costa, 57 - Jd. Vergueiro
Sorocaba - SP | ver mapa de localização

Telefone: (15) 3212.9900
FAX HSL: (15) 3212.9815 ou (15) 3212.9900 Ramal 9600