Você está em: Página inicial | Notícias | Doe órgãos: a vida precisa continuar

Doe órgãos: a vida precisa continuar

Cinco fatos curiosos sobre a doação de órgãos e tecidos:

• Um único doador é capaz de salvar muitas vidas.

• O transplante pulmonar é um dos mais complexos da medicina. Se o paciente for uma criança ou adolescente com 1,40 m de altura, por exemplo, precisará de um órgão pequeno, proporcional à sua estatura.

• Outro fator de complicação é quando o tipo sanguíneo é raro, como o B+ (presente em apenas 6% da população mundial). Por isso, é tão importante que cada vez mais pessoas manifestem, ainda em vida, o desejo de serem doadoras.

• O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país.

• Lembra-se do caso Backer, em que dezenas de pessoas foram contaminadas por substâncias tóxicas após consumirem a cerveja Belorizontina? Uma das vítimas, Cristiano Gomes, receberá o rim de sua esposa. O episódio de intoxicação foi tão severo que Cristiano perdeu quase todos os movimentos do corpo e teve a visão e audição afetadas.