Você está em: Página inicial | Notícias | Hospital Santa Lucinda marca presença no 14º Encontro Nacional da Rede Sentinela

Nos dias 08, 09 e 10 de outubro, foi realizado na cidade de Florianópolis/SC, o 14º Encontro Nacional da Rede Sentinela e Fórum Internacional de Gestão de Risco e Segurança do Paciente, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Participaram do evento gerentes de risco das 195 instituições de saúde parceiras do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e componentes da Rede Sentinela, com as representações de vigilâncias sanitárias dos Estados e da ANVISA, sendo o Hospital Santa Lucinda representado pela Enfª Jenifer Lopes, responsável pela gerência de risco na instituição.
Também participaram do evento parceiros convidados do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Conselhos Federais de Odontologia, Enfermagem e Farmácia (CFO, COFEN e CFF).
No encontro, foram promovidas reflexões e discussões acerca do tema Gestão de Risco e Segurança do Paciente, onde experiências de instituições de saúde nacionais e internacionais (Espanha e Cuba) foram apresentadas, abordando os resultados e demonstrando possibilidades sobre o tema, em consonância com o cenário atual da política de saúde brasileira, que vive a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), lançado ainda este ano pelo Ministério da Saúde e instituído através da Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013.
A Rede Sentinela, que foi trazida como a experiência que permitiu o lançamento do PNSP, teve mais uma vez sua importância denotada pelo Presidente-Diretor da ANVISA, Dirceu Barbano, o qual enfatizou que “a rede é e continuará sendo uma ação importante para replicar as boas experiências”.
Desta forma, o Hospital Santa Lucinda, como participante ativo da Rede Sentinela, consolida, ainda mais, sua posição não somente como uma instituição de saúde que zela pela segurança de seus pacientes, mas como uma entidade que é responsável socialmente, consciente da importância de seu papel na sociedade.

Saiba mais:

Rede Sentinela discute Segurança do Paciente - Acesse o link clicando aqui

Norma da Anvisa regulamenta a segurança do paciente - Acesse o link clicando aqui

Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013 - Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) - Acesse o link clicando aqui

RDC nº 36, de 25 de julho de 2013 - Acesse o link clicando aqui